Siga o OTD

Futebol

Primeira edição do Brasileiro Feminino sub-18 começa em julho

Brasileiro Feminino Sub-18

Falta pouco para o início do primeiro Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 da história. No próximo dia 9 de julho, Bahia e Fluminense dão o pontapé inicial no torneio, às 10h (de Brasília), no  no Estádio Maria Abadia (Ceilândia, DF). No mesmo dia, acontecem mais três duelos e outro oito fecham a rodada inicial no domingo, dia 14.

O campeonato será dividido em quatro fases. Na primeira, os 24 clubes classificados serão divididos em seis grupos (de 1 a 6), com quatro equipes cada. Classificam-se para a fase seguinte os primeiros colocados de cada chave e os dois melhores segundos colocados no geral. Nesta primeira etapa, todos os times jogarão entre si, em turno e returno dentro do próprio grupo, em uma sede única.

Já na segunda fase, os oito clubes classificados formarão dois novos grupos de quatro equipes cada, conforme sorteio a ser realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol. Os jogos serão em sede e turno únicos; as duas melhores equipes de cada grupo avançam às semifinais.

A semifinal e grande decisão serão disputados em confrontos de ida e volta, de caráter eliminatório.  Nessas duas fases, as sedes dos jogos serão determinadas pelos clubes.

Para a disputa da primeira edição do Brasileiro sub-18 Feminino,  a CBF utilizou como critério de classificação os 12 melhores colocados do Brasileirão Feminino A-1 2018; os 10 clubes melhores colocados no Ranking Nacional de Clubes 2019; e os dois melhores colocados do Brasileirão Feminino A-2 2018.

O Campeonato Brasileiro Feminino Sub-18 é uma iniciativa da CBF para suprir uma carência da modalidade no país, e se torna a primeira competição de base do futebol feminino criada e organizada pela entidade. A escolha da categoria sub-18 vem para atender as necessidades dos elencos das equipes brasileiras e servir melhor a Seleção Brasileira nas categorias juvenis. Para tanto, a CBF irá ajudar os clubes com os custos de operação, logística, transporte, hospedagem e arbitragem.

Confira abaixo os grupos:

A1 – Sede: Caçador (SC)

Atlético-MG

Foz/Athletico-PR

Kindermann/Avaí

Santos

A2 – Sede: Flores de Cunha (RS)

Chapecoense

Corinthians

Ferroviária

Internacional 

A3 – Sede: Bálsamo (SP)

Botafogo-RJ

Cruzeiro-MG

São Paulo 

Ponte Preta

A4 – Sede: Ceilândia (DF)

Bahia

Fluminense

Minas-ICESP 

Palmeiras

A5 – Sede: a definir 

Flamengo

Vitória-BA

Vitória-PE

São Francisco-BA

A6 – Sede: Belém (PA)

Paysandu

Iranduba-AM

Pinheirense – PA

Vasco da Gama

Mais em Futebol