Siga o OTD

Futebol

Marta iguala Klose na artilharia histórica da Copa do Mundo

Primeira a marcar em cinco edições, Marta iguala Klose na artilharia histórica das copas e pode superar o alemão nesta terça

Copa do Mundo FIFA Marta melhor desempenho físico sorteio torneio de futebol jogos olímpicos de tóquio-2020
Marta pode superar Klose no próximo jogo da seleção, contra a Itália (FIFA/Getty Images)

Recuperada de lesão, Marta não só começou jogando diante da Austrália nesta quinta-feira (13), como balançou as redes e chegou ao 16º gol em Copas do Mundo. Com o tento, a camisa 10 da seleção de futebol feminino passou a dividir o posto de maior goleadora da história do torneio com o alemão Miroslav Klose.

O gol foi o primeiro da partida contra as australianas, que acabaram vencendo por 3 a 2. Marta terá pelo menos mais uma chance de superar o alemão, já que o Brasil fecha sua participação na primeira fase da Copa do Mundo de futebol feminino jogando contra a Itália, na terça (18).

FIFA/Getty Images

E como se não bastasse ser a maior goleadora da história da Copa do Mundo, a rainha Marta escreveu seu nome na história também como a primeira jogadora, tanto do futebol feminino quanto no masculino, a balançar as redes em cinco edições diferentes da competição.

Em 2007, Marta marcou seu maior número de gols em uma mesma Copa do Mundo, foram sete, feito que lhe garantiu a artilharia da edição na Alemanha. Ela marcou dois contra a Nova Zelândia (5 a 0), outros dois contra a China (4 a 0), um contra a Austrália nas oitavas de final (3 a 2), e dois contra os Estados Unidos na semifinal (4 a 0).

O primeiro dela foi quatro anos antes, em 2003, na primeira que participou. Foi na vitória por 3 a 0 contra a Coreia do Sul. Depois anotou mais um contra a Noruega (4 a 1) e outro contra a Suécia (1 a 2). Em 2011 foram mais dois contra a Noruega (3 a 0) e contra os Estados Unidos nas quartas de final (2 a 2).

Em 2015 ela marcou apenas um, na vitória por 2 a 0 sobre a Coreia do Sul.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Futebol