Siga o OTD

Esportístico

O Esportístico olímpico

Conheça o Esportístico, a partir de agora, e com muita honra, parte do Olimpíada Todo Dia

O ano era 1996. Eu acompanhava os Jogos Olímpicos de Atlanta pela televisão e, junto com toda a torcida do Flamengo, do Corinthians e do mundo todo, ficava embasbacado com os resultados da então maior estrela do atletismo, o americano Michael Johnson.

O que mais me estarreceu foi seu tempo nos 200m rasos: recorde mundial de 19s32. Lembrem-se que a marca global da prova de 19s72 durou de 1979 a 1996, quando Johnson a superou por seis centésimos um mês antes da Olimpíada, e melhorou ainda mais em Atlanta.

Ou seja, ele abaixou 40 centésimos do recorde em uma prova que dura menos que 20 segundos. Um fenômeno!

Para mim, não havia a menor dúvida de que aquele era o resultado mais expressivo daquela Olimpíada. E, não só isso, eu ficava me perguntando: quanto que teria que ser o tempo do vencedor dos 100m rasos para que fosse tão significativo quanto a marca de Johnson nos 200m? E nas outras provas?

Mal sabia eu, mas isso já era o início de um raciocínio quantitavo aplicado ao esporte, que anos depois eu viria a desenvolver com mais afinco.

Como na época eu era nadador, também acompanhava resultados de competições de natação e também ficava imaginando possíveis análises estatísticas para fazer previsões de recordes e de vencedores de campeonatos.

O tempo passou, me formei em Estatística (não, não sou jornalista), fiz mestrado e doutorado e construí uma carreira na área. Sem nunca deixar o esporte de lado. Venho atuando na mídia impressa e na televisão e cobri in loco as últimas duas edições de Jogos Olímpicos e a extração de informação através das estatísticas e dos números é parte fundamental do meu trabalho.

O Esportístico (“o esportista estatístico”) foi criado justamente para dar vazão a um mundo quase infinito de possibilidades de levantamentos estatísticos e curiosidades no mundo do esporte.

+ Curta a página do Esportístico no Facebook
+ Siga o Esportístico no Instagram
+ Conheça o canal do Esportístico no YouTube

E não poderia haver melhor lugar para hospedá-lo do que no Olimpíada Todo Dia. Afinal, como se vê, essa história começou na Olimpíada de 1996. E fazer parte do maior portal de esportes olímpicos do Brasil pareceu o caminho natural, além, é claro, de ser um grande orgulho e uma tremenda honra.

Aqui, você encontrará levantamentos estatísticos históricos, análises de resultados, projeções, enfim, a estatística e a ciência de dados a serviço do esporte.

Mais em Esportístico