Siga o OTD

Esportes de Gelo

Nicole Silveira se livra de acidente e fica em 26º em Sigulda

Brasileira chegou a bater na lateral da pista e, por pouco, não virou o trenó, mas se recuperou a tempo de concluir a prova

Nicole Silveira acidente na Copa do Mundo de skeleton em Sigulda
(Foto: Reprodução/IBSF)

A brasileira Nicole Silveira ficou em 26º lugar na sexta etapa da Copa do Mundo de skeleton da temporada, em Sigulda, na Letônia, realizada nesta sexta-feira (02). Ela não entrou bem em uma das curvas da pista e, por pouco, não virou o trenó. O ocorrido fez com que a atleta perdesse muito tempo e não passasse para a segunda descida.

Vindo de dois top-10 na temporada, Nicole Silveira foi a nona atleta a competir e fazia uma boa descida em Sigulda, que tradicionalmente é uma de suas “pedras no sapato” no circuito. Nos metros finais, no entanto, ela bateu na lateral da pista e perdeu o controle do trenó por alguns instantes. Logo em seguida, veio uma curva, que fez com que o equipamento iniciasse um movimento de virada.

A brasileira chegou a encostar parte do corpo no chão, mas se recuperou a tempo de evitar um acidente mais grave. Nicole se reestabeleceu e completou a prova na sequência, fechando o percurso em 53s08. A princípio, aparecia em sétimo lugar, mas terminou na 26ª colocação geral, 1min44s atrás da belga Kim Meylemans, líder até então.

Sem segunda descida por pouco

Ao todo, 33 atletas participaram da etapa de Sigulda. As 25 melhores colocadas ao final da primeira descida puderam voltar à pista para fazer uma segunda volta. Mesmo com o incidente, a brasileira ficou a apenas 0s07 da 25ª colocada, que foi a porto-riquenha Kellie Delka. Nicole ficou no top-25 até o fim, quando acabou ultrapassada pela letã Endija Terauta.

A vencedora da etapa foi a canadense Mirela Rahneva, com 1min43s10 no acumulado das duas descidas. Kim Meylemans, que é namorada de Nicole, ficou com a prata com 1min43s38, enquanto a alemã Hannah Neise completou o pódio, marcando 1min43s41. A competição também valeu como pelo Campeonato Europeu e, assim, Kim sagrou-se campeã europeia da temporada.

Nicole iniciou a etapa de Sigulda aparecendo na oitava colocação do ranking mundial, depois de acumular dois top-10 na temporada. No entanto, com o desempenho abaixo em solo letão, ela caiu para a 14ª colocação geral, com um acumulado de 708 pontos. A liderança é da holandesa Kimerbeley Bos, que tem 1.186 pontos.

Agora, restam apenas duas etapas para o fim da temporada na Copa do Mundo de skeleton. A próxima competição será em Altenberg, na Alemanha, em 16 de fevereiro. A última etapa será em Lake Placid, nos Estados Unidos, em 21 de março. Entre os dois eventos, haverá a realzação do Mundial da modalidade, em Winteberg, na Alemanha, em 22 de fevereiro.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Esportes de Gelo