Siga o OTD

Gangwon 2024

Atletas brasileiros iniciam reconhecimento do gelo

Atletas brasileiros da patinação velocidade em pista curta, bobsled e skeleton fazem primeiros treinos em Gangwon

Lucas Koo durante treino da patinação velocidade em pista curta nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon-2024
(Foto: Marina Ziehe/COB)

Os atletas brasileiros que já estão na Coreia do Sul para os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon-2024 estão aproveitando o período para participar dos treinamentos oficiais nas arenas que irão receber as competições. O último deles foi Lucas Koo, da patinação velocidade em pista curta, que conheceu o gelo da Ice Arena, no Parque Olímpico de Gangneung. Ele, que reside e treina nos Estados Unidos e tem ascendência coreana, estava fazendo um treinamento de campo em Seul até essa semana.

“Me sinto bem em competir depois de pisar nesse gelo pela primeira vez, acho que estou mais preparado. Foi um primeiro treino muito bom porque eu gostei do gelo. É bom treinar num gelo desse nível, diferente do que eu treino normalmente”, analisou Lucas, que está na Vila de Gangneung e, se não fala português, já está se acostumando com o jeitinho brasileiro de ser.

“Conheci todos os brasileiros que estão na Vila, gosto muito do meu colega de quarto. Estamos todos no mesmo espaço, com os quartos no mesmo andar, conversamos uns com os outros e essa troca de experiências é muito legal”, completou o brasileiro que compete logo no primeiro dia de Gangwon 2024. No dia 20, Lucas disputa a prova dos 1.500m, por volta das 11h30 da manhã (23h30 da noite do dia 19 no Brasil). Ele também disputa a prova de 1.000m e 500m. Com muita tradição na modalidade, os sul-coreanos devem lotar a Ice Arena, que tem capacidade para 12.000 pessoas.

Atletas do skeleton e do bobsled conseguem top-10 nos treinos

André Luiz da Silva pousa para foto em frente ao backdrop de Gangwon-2024
(Foto: Marina Ziehe/COB)

Outra arena de Gangwon 2024 que já teve brasileiro em ação foi o Alpensia Sliding Centre, que fica na cidade Pyeongchang e é a casa de três esportes: bobsled, luge e skeleton. O Brasil não tem representantes no luge, mas os atletas das provas de monobob masculino e skeleton masculino já conheceram as 17 curvas do circuito com 2.018 metros (o tamanho é referência ao ano em que o local sediou os Jogos Olímpicos de Inverno).

André Luiz da Silva, que será um dos porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura, e Luis Felipe Seixas já realizaram quatro descidas na pista. Foram duas no último dia 16 e outras duas na noite desta quarta, dia 17, em que a umidade era grande e nevava no local. André marcou 56s74 e 56s64 no primeiro dia, e 58s70 e 58s41. Já Luis Felipe foi um pouco melhor com 56s69, 56s27, 58s02 e 57s86.

“Estou muito feliz com os resultados dos treinos, estamos evoluindo a cada dia. Buscamos melhorar em cada uma das descidas. Estamos gostando muito da experiência de estar aqui nos Jogos Olímpicos e trabalhando para aproveitar essa oportunidade”, destacou Luis Felipe que, com o tempo da terceira descida, ficou à frente de França, Estados Unidos (dois pilotos), Alemanha, Canadá, Tailândia, Grã-Bretanha e Polônia.

Eduardo Strapasson em ação durante treino nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon-2024
(Foto: Marina Ziehe/COB)

Outro que também conseguiu um top-10 foi Eduardo Strapasson. Com o tempo de 1min00s95, o gaúcho de Rio Grande conquistou o décimo lugar, superando atletas da Eslováquia, Dinamarca, Holanda, Estados Unidos (dois atletas), Sérvia (dois atletas) e Colômbia, além da Coreia do Sul, que não desceu. Por fim, o outro brasileiro na prova, Caue Miota, teve como melhor tempo 1min02s87. Ambos voltam ao Sliding Centre nesta quinta-feira (18), para mais duas descidas.

Competições em Gangwon

As disputas de medalhas tanto do monobob masculino quanto do skeleton masculino serão no próximo dia 23. O bobsled tem sua primeira descida a partir das 02h30 (horário de Brasília), enquanto o skeleton começa às 05h30. Antes disso, André Luiz, Luis Felipe, Eduardo e Caue terão mais quatro descidas oficiais na pista. A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude Gangwon-2024 ocorrerá nesta sexta-feira (19), às 08h.

*Do Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Gangwon 2024