Siga o OTD

Pequim 2022

Seleção masculina estreia com derrota no Classificatório do Pré-olímpico de curling

Na busca por Pequim-2022, quarteto masculino é superado por China Taipei pelo placar de 10 a 2

curling masculino classificatório pré-olímpico pequim-2022
Seleção masculina de curling que está disputando o classificatório (Divulgação/CBDG)

Os Jogos Olímpicos ainda são um sonho para a seleção brasileira de Curling. Porém, a estreia no Torneio Classificatório ao Pré-Olímpico de Pequim-2022 que está sendo realizado em Erzurum, na Turquia, foi de derrota para China Taipei pelo placar de 10 a 2.

A competição, criada neste ciclo olímpico pela WCF (Federação Mundial de Curling), é uma oportunidade única que os homens e mulheres da equipe nacional têm em competir contra seleções de nível técnico semelhante. Ou seja, o país tem um calendário maior de jogos e pode até vencer algumas partidas.

Agora, a possibilidade, ainda que remota, de classificar aos Jogos Olímpicos de Pequim-2022 garante exposição à modalidade dentro do Brasil.

O Brasil é formado Sergio Vilela, Michael Krähenbühl, Scott McMullan e Claudio Alves. A seleção ainda enfrenta o Cazaquistão (dia 11, às 13h), o Quirquistão (dia 13, às 13h) e a Turquia (dia 14, às 3h).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Estreia gelada

China Taipei abriu 1 a 0 logo no primeiro end. Mas o Brasil foi atrás e empatou em 1 a 1 ao fim do segundo end. Só que daí em diante, os adversário foram anotando ponto atrás de ponto. Ao final do 7º end, China Taipei já tinha uma vantagem de 9 a 2 no placar.

Com mais um ponto no oitavo end, China Taipei fez 10 a 2 e definiu o placar e a vitória na estreia.

Apenas duas vagas por gênero em disputa

Diferentemente da disputa de Dupla Mista, a competição por equipes no Torneio Classificatório concede apenas duas vagas ao Pré-Olímpico de Pequim-2022. Isso faz com que o regulamento seja mais difícil para avançar aos playoffs. São 17 seleções entre os homens e dez entre as mulheres.

Homens da Seleção Brasileira de Curling fizeram parte da preparação na Suíça pré-olímpico pequim-2022
Parte da equipe masculina de curling do Brasil em preparação na Suíça (Divulgação/CBDG)

No masculino, os países foram divididos em três chaves. A seleção brasileira de curling está no Grupo A, ao lado de Cazaquistão, Quirguistão, Taiwan e Turquia. Apenas os dois melhores de cada grupo avançam e os seis classificados serão divididos de acordo com o desempenho. Os dois melhores avançam à decisão, enquanto que o terceiro pega o sexto e o quarto joga contra o quinto pelas vagas restantes às finais.

+ O BRASIL ZERO GRAU TAMBÉM ESTÁ NO TWITTER, NO FACEBOOK E NO INSTAGRAM! SIGA!

Seleção Brasileira de Curling teve bom desempenho nas duplas

A vaga ao Pré-Olímpico de Curling não veio, mas o desempenho da seleção brasileira de curling nas Duplas Mistas deve ser comemorado. Pela primeira vez, o país conseguiu avançar de fase em um torneio oficial da modalidade e disputou a classificação até o último dia de disputa.

Foram duas vitórias (contra a Eslovênia e a Nigéria) em cinco partidas disputadas. Nada mal para uma dupla que não tinha jogado junta antes do torneio e que teve poucos dias de treinamento antes da competição. Com uma preparação adequada nos próximos anos, não há dúvida de que os brasileiros podem almejar sonhos maiores.

Mais em Pequim 2022