Siga o OTD

Esgrima

Alarcón surpreende Toldo e conquista o Torneio Satélite de Florete

O chileno Leopoldo Alarcón desbancou o favorito Guilherme Toldo na final do florete masculino. O brasileiro teve complicações físicas na final

Na imagem, Leopoldo Alarcón surpreso com sua vitória.
Leopoldo Alarcón surpreso com sua vitória. Foto: Rosele Sanchotene/ CBE

Um desfecho surpreendente marcou o Torneio Satélite de Florete da Federação Internacional de Esgrima (FIE), disputado nas pistas do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo. Neste sábado (2), na final do masculino, o gaúcho Guilherme Toldo, principal nome do florete brasileiro, único integrante do Top 50 mundial na competição e apontado como principal favorito, foi derrotado na final por Leopoldo Alarcón, do Chile, pelo placar de 15-12. Contudo, o brasileiro sofreu com problemas físicos no jogo decisivo e teve a eficiência de Alarcón e deixou o título escapar.

+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Primordialmente, Toldo iniciou o Torneio Satélite na 34ª posição do ranking da FIE. O esgrimista brasileiro já tem garantida a vaga brasileira da arma numa eventual disputa de Pré-Olímpico. Assim, almejava o título do torneio para avançar em busca da vaga direta pela classificação mundial. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

A competição

Primeiramente, na pule, Toldo perdeu apenas um jogo, para o chileno Gustavo Alarcón. Essa derrota acabou o colocando com a quarta melhor campanha na fase inicial do torneio, iniciando o mata-mata como bye. No quadro de 16, ele teve como primeiro adversário o compatriota Rafael Tomino. Com vitória de 15-8, avançou ao quadro de 8.

Logo após, o brasileiro teve como oponente seguinte Frederick Fogelson, dos Estados Unidos. Repetindo o placar de 15-8, o brasileiro se classificou para a fase semifinal.  Nesta etapa, obteve triunfo por 15-10 sobre o britânico Kamal Minott, pavimentando sua ida para a decisão. Teve pela frente o chileno Leopoldo Alarcón, que eliminara o brasileiro Lorenzo Mion na outra semifinal.

Contudo, logo no início do combate, quando vencia por 2 a 1, Toldo foi vítima de câimbras na mão esquerda e na perna direita, tendo que receber atendimento médico. Quando o jogo recomeçou, o chileno virou o placar. Mas o gaúcho recuperou a confiança e reagiu. Foi uma disputa acirrada, com o brasileiro, nitidamente, sentido os reflexos do problema físico que sofreu. Na reta final do combate, Alarcón retomou a dianteira do placar e fechou a partida em 15-12, conquistando o título para o Chile.

“Dedico essa vitória a todo o Chile. Nunca imaginei que pudesse ganhar aqui. Já tive outras disputas com o Toldo, mas desta vez eu estava muito tranquilo, muito focado. Estou muito feliz e agora é pensar em fazer um grande Pan-Americano”, disse Alarcón, que pertence a uma família de esgrimistas, exultante após a conquista do título.

Por fim, um parenteses para dizer que quem assina esta nota simpatizou com o irmão do vencedor, Juvenal Alarcón, pela raridade do nome, que terminou na 13ª colocação.

*Com informações da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Esgrima