Siga o OTD

Esgrima

Victoria Vizeu para no quali da Copa do Mundo de Barcelona

Victoria Vizeu vence cinco jogos, mas perde na penúltima rodada preliminar na Copa do Mundo de espada em Barcelona

Victoria Vizeu Copa do Mundo de Espada
Victoria Vizeu tem 18 anos (Foto: Wander Roberto/COB/Arquivo)

A brasileira Victoria Vizeu venceu cinco jogos nesta sexta-feira (10), nas fases preliminares da Copa do Mundo de espada feminina em Barcelona, na Espanha, mas não avançou à chave principal do torneio. Ela superou quatro duelos nas poules e um no mata-mata e caiu na penúltima rodada preliminar. Clara Amaral, Maria Carolina Guimarães e Maria Rita Camargo também competiram.

+ Bia Bulcão e Mariana Pistoia param na última rodada preliminar do GP de Florete em Turim

Número 203 do mundo, Victoria Vizeu venceu quatro jogos e perdeu dois na fase de poules. Ela ganhou da colombiana Eliana Grueso (5 a 1), da senegalesa Ndeye Binta Diongue (5 a 4), da polonesa Barbara Brych (5 a 2) e da israelense Yuval Yizhaki (5 a 4). Suas derrotas na fase inicial vieram diante da japonesa Yume Kuroki (5 a 1) e da espanhola Sofia Cisneros (5 a 2).

Com a campanha, Victoria ficou em segundo lutar em sua chave e, assim, se classificou para o mata-mata preliminar. Na primeira rodada, passou pela japonesa Anna Nagai por 15 a 12. Na fase seguinte, a atleta de 18 anos teve a ucraniana Vlada Kharkova pela frente e saiu derrotada em 15 a 3. Caso passasse por Kharkova, a brasileira ainda precisaria vencer mais um jogo para ir à chave principal.

Outras brasileiras

Outras três brasileiras competiram na Copa do Mundo de espada em Barcelona, mas nenhuma passou das poules. Clara Amaral, aliás, foi a única a vencer um jogo. Ela ganhou da camaronesa Sarah Ngo Ntat, perdendo os outros cinco duelos que fez. Já Maria Carolina Guimarães e Maria Rita Camargo perderam todos os seis embates.

Apesar das derrotas das quatro esgrimistas, o Brasil segue representado na Copa do Mundo de Barelona por Nathalie Moellhausen. Campeã do Grand Prix de Doha no último mês, a ítalo-brasileira se garantiu na chave principal de forma automática por ser a 12ª colocada do ranking mundial. Ela entrará em ação neste sábado (11).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Esgrima