Siga o OTD

Esgrima

Brasileiras param na última rodada preliminar do GP de Turim

Bia Bulcão e Mariana Pistoia vão bem nas preliminares, mas perdem na última rodada e não avançam no GP de Florete de Turim

Bia Bulcão Mariana Pistoia Grand Prix florete
(Foto: Arquivo/Washington Alves/COB)

As brasileiras Ana Beatriz Bulcão e Mariana Pistoia não passaram para a chave principal do Grand Prix de Florete em Turim, na Itália. As esgrimistas fizeram boas campanhas nas poules nesta sexta-feira (10) e chegaram a vencer um duelo no mata-mata, mas perderam na última rodada da chave preliminar e ficaram pelo caminho.

+ Bruna Takahashi vai às quartas do WTT Contender de Amã

Bia Bulcão venceu quatro dos seis jogos das poules e ficou em quarto lugar em seu grupo. Ela derrotou a sul-coreana Soeun Sim (5 a 4), a francesa Esther Bonny (5 a 4), a japonesa Ayano Iimura (5 a 3) e a espanhola Maria Teresa Diaz (5 a 4) e perdeu para a austríaca Julia Eistert (5 a 3) e para a romena Matina Calugareanu (5 a 3).

Mariana Pistoia teve um aproveitamento de 50% nas poules, vencendo três jogos e perdendo três. Ela bateu a croata Marcela Dajcic (5 a 1), a polonesa Martyna Synoradzka (5 a 2) e a britânica Holly Thompson (5 a 0), enquanto foi derrotada pela francesa Alice Recher (5 a 3), pela italiana Maritna Batini (5 a 0) e pela húngara Viktoria Mesteri (5 a 0).

Já no quadro preliminar, Bia Bulcão venceu a britânica Teagan Williams-Stewart por 15 a 10, mas caiu diante da austríaca Olivia Wohlgemuth, por 15 a 7, na fase seguinte. Mariana passou pela sul-coreana Yoo Yeongji por 15 a 13 na primeira rodada. Depois, encarou a italiana Camilla Mancini valendo um lugar na chave principal e perdeu por 15 a 4.

Sequência do GP

O Grand Prix de Florete de Turim segue em disputa neste final de semana. Neste sábado (11), será a vez dos homens entrarem em ação. O Brasil conta com três atletas: Guilherme Toldo, Jerônimo Machado e Pedro Marostega. As poules se iniciam a partir das 06h, no horário de Brasília. Dessa forma, a chave principal acontecerá no domingo (12).

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Esgrima