Siga o OTD

Esgrima

Guilherme Toldo avança na Copa do Mundo de Florete

Com seis vitórias na fase classificatória, brasileiro já está entre os 64 melhores floretistas da competição

Guilherme Toldo Copa do Mundo de florete em Belgrado
Guilherme Toldo (Foto: Augusto Bizzi-FIE)

O esgrimista brasileiro Guilherme Toldo, do Grêmio Náutico União (RS), avançou de fase na etapa de Bonn da Copa do Mundo de Florete, na Alemanha, após vencer seis duelos durante a fase de classificação. Além dele, Pedro Marostega (GN União/RS) e Lorenzo Mion também competiram nesta sexta-feira (11), mas acabaram eliminados.

O grande destaque do dia foi Guilherme Toldo. O gaúcho, que atualmente é o 22° do ranking mundial do florete masculino, venceu todos os desafios disputados na primeira fase. Pelo grupo 6, ele começou superando o chinês Zhaoran Zeng em 5 a 3. No segundo confronto, fez 5 a 1 no espanhol Roger Garcia-Alzorriz. Na sequência, derrotou com facilidade o holandes Ivo Snijder, pelo placar de 5 a 0.

A quarta vitória do dia veio diante do alemão Bastian Kappus por 5 toques a 1. O resultado positivo continuou diante de Nathaniel Perez, atleta da Filipinas, pelo placar de 5 a 2. Para fechar com chave de ouro, o brasileiro venceu seu último duelo diante do polonês Piotr Kaskow em 5 toques, sem sofrer nenhum.

Com seis vitórias, 30 toques marcados e apenas sete sofridos, Guilherme Toldo avançou em primeiro do grupo e garantiu ainda a primeira colocação geral da etapa. Ele já está classificado para as eliminatórias, onde começa a atuar apenas na terceira fase dos mata-mata (entre os 64 melhores da competição). O brasileiro aguarda a definição do adversário que vai enfrentar neste sábado (12).

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK
+Brasileiros disputam Copas do Mundo na Estônia e na Alemanha

Lorenzo Mion e Pedro Marostega caem nas preliminares

Lorenzo Mion foi outro com bom desempenho, mas acabou sendo eliminado. Na fase de grupos, ele venceu quatro dos duelos iniciais. Num confronto equilibrado, bateu o venezuelo Roger Montilla em 5 toques a 4. Pouco depois, derrotou por 5 a 1 o português Luís Macedo. O terceiro triunfo veio diante do colombiano Miguel Mena por 5 a 2. Por fim, mais uma vitória por 5 a 1 na prova contra Kristjan Archer, atleta da Grã-Bretanha. O brasileiro foi derrotado apenas pelo sul-coreano Dongsu Kim (5 a 2 para o adversário) e pelo chinês Qinhui Liu, em 5 a 4.

Na segunda fase preliminar, já entre os 128 melhores floretistas da competição, o atleta do Pinheiros, enfrentou Jaimie Cook, também da Grã-Bretanha. O brasileiro foi derrotado por 15 toques a 11 e encerrou sua participação em Bonn na 109ª posição.

Já no grupo 2, Marostega venceu dois dos seis desafios disputados. No primeiro duelo, foi superado pelo francês Pierre Loisel em 5 a 0. Na sequência, perdeu para Chen Yi-Tung, do Taipei, por 5 a 2; e para Lionel Wee, de Singapura, por 5 a 3. A primeira vitória veio no confronto com o turco Alpes Eyupoglu, com resultado de 5 a 2 a favor do floretista brasileiro. Contra o austríaco Moritz Lechner, Marostega também venceu por 5 toques a 3. Na última prova, um duelo equilibrado, mas o esgrimista Andor Mihalyi, da Hungria, levou a melhor ao fechar em 5 a 4.

Com o resultado, o esgrimista brasileirou ficou na 169ª posição geral e no primeiro mata-mata enfrentou Luka Gaganidze, da Geórgia. Marostega venceu por 15 toques a 9 e avançou mais uma fase. Na segunda eliminatória do dia, enfrentou o italiano Giulio Lombardi e perdeu por 15 a 7, se despedindo da competição com a 159ª colocação.

Jornalista, gaúcha e colorada. Pós-graduanda em Gestão Esportiva. Entre um trabalho e outro, gosto mesmo é de escrever sobre esportes para pessoas com deficiência.

Mais em Esgrima