Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasil encerra Mundial Sub-23 de paraesgrima com 5 medalhas

Brasil encerrou o Mundial Sub-23 de paraesgrima, disputado no CT Paralímpico em São Paulo, com cinco medalhas: um ouro e quatro bronzes

Paula Lubianca, do Brasil, sentada na sua cadeira e apontando espada para esgrimista da Turquia
(Foto: Rosele Sachotene)

No último dia de disputas do Campeonato Mundial de Paraesgrima Sub-23, em São Paulo, o Brasil contou com o maior número de atletas em ação: onze no total. Com cinco representantes no masculino e quatro no feminino, as provas de espada foram realizadas nesta sexta-feira (21) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, tendo Ana Elisa Paz, Kevin Damasceno e Elias Oliveira avançando até o quadro de 8.

+ Richarlison revela importância do ouro olímpico na caminhada para o hexa

Ana Elisa Paz (Grêmio Náutico União-RS) foi a nona colocada na pule. No quadro de 16, eliminou a compatriota e colega de clube Paula Lubianca por 15 a 6. Parou no quadro de 8 diante da francesa Clémence Delavoipiere, por 15 a 8. Também representando o Brasil na prova, Marya Fernanda Rodrigues (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná-PR) e Sabrina Marques (Barroca Tênis Clube-MG) avançaram até o quadro de 16.

No masculino, Kevin Damasceno (Grêmio Náutico União-RS) e Elias Oliveira (Barroca Tênis Clube-MG) caíram nas quartas. Kevin perdeu para o alemão Julius Haupt (15 a 11) e Elias para o francês Quentin Fernandez-Anssoux (15 a 6). Antes, no quadro de 16, fizeram confrontos da casa contra Henrique Torres (Barroca Tênis Clube-MG) e Bernardo Maestrelli (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná-PR). Na mesma fase, Marcelino Maia (Barroca Tênis Clube-MG) foi superado pelo francês Enzo Giorgi.

Balanço da campanha

Desta forma, o Brasil fechou a sua participação no Campeonato Mundial de Paraesgrima Sub-23 com cinco medalhas, tendo em Kevin Damasceno seu principal destaque, graças ao ouro no sabre e o bronze obtido no florete. Ana Elisa foi bronze no sabre e no florete, enquanto Elias Oliveira foi bronze no sabre.

O Mundial Sub-23 encerrou, mas a disputa da esgrima paralímpica prossegue neste sábado (22) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. A competição da vez é o Campeonato Regional das Américas. O torneio vale pontos para o ranking mundial, além de ter grande importância no ciclo paralímpico visando Paris 2024.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Mais em Paralimpíada Todo Dia