Siga o OTD

Esgrima

São Paulo leva os dois títulos do último dia do Brasileiro

Equipes de São Paulo conquistaram o florete feminino e o sabre masculino no último dia do Campeonato Brasileiro de esgrima

Brasileiro de esgrima
São Paulo foi dominante nas duas últimas categorias em disputa. Foto: Rosele Sanchonete

O Campeonato Brasileir de esgrima chegou ao fim neste domingo (25). Depois de quatro dias de muita esgrima de qualidade na sede do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo-SP, o torneio conheceu os dois últimos campeões e ambos foram paulistas. Na disputa por equipes, São Paulo 1 levou a melhor no florete feminino, bem como o time 1 do estado levou a taça no sabre masculino.

+Terceiro dia do Brasileiro tem mais quatro campeões

A primeira decisão do dia aconteceu entre as mulheres. Tendo o florete como arma, a final foi disputada entre Rio Grande do Sul 1 e São Paulo 1. E as atletas da casa se deram melhor. As paulistas (Bia Bulcão, Mariana Hauschild, Laura Papaiano e Carolina Brecheret) foram decisivas nos momentos certos para fechar com vitória diante das gaúchas (Daphne Becker, Talia Calazans e Ana Toldo) por 45 a 37.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Acho que nossa equipe jogou muito bem, a gente teve tranquilidade para buscar a diferença quando estava atrás no placar e para manter quando estava na frente. Fazia muito tempo que a gente não vencia o Rio Grande do Sul, então foi muito importante para mostrar como São Paulo pode ser forte como equipe no florete”, disse Bia Bulcão.

O bronze foi colocado à luta pelas equipes número dois de São Paulo (Ana Brecheret, Isis Queiroz e Luciana Pelucio) e Rio Grande do Sul (Marina Morais, Giovana Bonetti, Mariana Pistoia e Valentina Baldi). Na disputa, as gaúchas se mostraram superiores e venceram o encontro por 45 a 10, ficando assim com a terceira posição.

A outra categoria em ação no dia foi o sabre masculino por equipes e nela a decisão foi completamente paulista: equipe 1 (Fabio Salles, Enrico Pezzi, Bruno Pekelman e Murilo Garrigós) de um lado e equipe 2 (Erico Patto, Gabriel Vasques, Rafael Lee e Henrique Garrigós) do outro.

O confronto foi bastante acirrado e com definição somente nos últimos encontros. São Paulo 1 terminou com o título ao bater os conterrâneos por 45 a 38.

Na disputa pelo terceiro lugar, a disputa foi ainda mais parelha do que a final. Por apenas um toque de diferença, Rio Grande do Sul 1 (Lucas Schubert, Felipe Medeiros e Arthur Wolff) levou o bronze ao derrotar o time do Rio de Janeiro (Vitor Moura, Roberto Pulga, Marcos Alexandre e Rodrigo Bender) por 45 a 44.

Melhores do ano

Durante os quatro dias de Campeonato Brasileiro Interclubes Adulto, foram definidos e premiados os “Atletas Destaques 95 anos CBE – Adulto”. Receberam as honrarias os melhores esgrimistas no geral de cada naipe e de cada arma.

Confira abaixo todos os atletas condecorados:

  • Geral masculino: Guilherme Toldo (Grêmio Náutico União-RS);
  • Geral feminino: Nathalie Moellhausen (Esporte Clube Pinheiros-SP);
  • Espada masculino: Leopoldo Gubert (Academia Mestre Kato-PR);
  • Espada feminino: Amanda Netto Simeão (Clube Curitibano-PR);
  • Florete masculino: Henrique Marques (Esporte Clube Pinheiros-SP);
  • Florete feminino: Bia Bulcão (Esporte Clube Pinheiros-SP);
  • Sabre masculino: Bruno Pekelman (Esporte Clube Pinheiros-SP);
  • Sabre feminino: Karina Trois (Club Athletico Paulistano-SP).

Mais em Esgrima