Siga o OTD

Esgrima

Luana Pekelman e Amanda Simeão faturam CBE 95 anos

Luana Pekelman vibra com titulo adulto diante de Karina Trois. Foto: Rosele Sanchotene/CBE
Luana Pekelman vibra com titulo adulto diante de Karina Trois. Foto: Rosele Sanchotene/CBE

O terceiro dia de Torneio Adulto e Juvenil – CBE 95 anos teve finais para todos os gostos. Neste sábado (28), três atletas puderam sair do SESC de Contagem-MG com a medalha de ouro no peito e todos tiveram histórias distintas rumo ao título: campeã no juvenil, Luana Pekelman faturou o título da arma desta vez no adulto; Amanda Simeão, atleta olímpica, derrotou a esgrimista do juvenil, Ginevra Giordano, na espada adulta feminina; e Fabio Salles superou um colega de equipe na decisão do sabre masculino sub-20 para ficar com o campeonato.

Se tem algo que Luana Pekelman não pode fazer sobre os seus dois últimos dias é reclamar de que não ganhou nada. A esgrimista do Esporte Clube Pinheiros teve um final de semana mágico ao faturar um ouro no sabre juvenil e, agora, mais outro no adulto neste sábado. A dobradinha da jovem foi concretizada diante de Karina Trois (Club Athletico Paulistano-SP) em partida finalizada em 15 a 7.

+Mariana Pistoia brilha no florete no Torneio CBE 95 anos

“Independente de qualquer oponente vou sempre tentar dar o meu melhor, fazer as coisas que estou treinando. Estarei sempre buscando o primeiro lugar e foi o que eu fiz hoje. Tudo vem dando certo”, comemorou a medalhista de ouro no sabre, que torcerá para o seu irmão, Bruno Pekelman, levar mais um título para a família neste domingo, quando ele joga o sabre adulto.

Na espada adulta, Contagem foi palco do embate entre duas gerações. De um lado, Amanda Simeão (do Clube Curitibano-PR), que já defendeu o Brasil em Jogos Olímpicos e, do outro, Ginevra Giordano, do Club Athletico Paulistano-SP, jovem de 17 anos que está aparecendo cada vez mais no juvenil.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Apesar da diferença de vivência em pista, as duas protagonizaram um duelo muito acirrado. No final, prevaleceu a experiência. Amanda foi decisiva nos pontos finais, conseguiu uma grande virada durante a partida e saiu com o triunfo por 15 a 12 diante de Ginevra.

Campeã, Amanda, que estava há oito meses sem jogar esgrima, falou sobre o jogo do título: “Eu estava um pouco cansada, um pouco com receio. Quando chegou 10 a 7 para ela, eu pensei ‘não tenho nada a perder’. Então, eu fui para cima, fui com tudo, liguei aquele gás final que eu acho que estava guardando para o momento”.

“Eu fiquei imaginando que eu era a número um, que esse lugar era meu e, por isso, eu fui para cima. Eu estou muito feliz que eu consegui colocar em prática o que eu aprendi todos esses anos”, completou a atleta, que parte para o Paraguai para defender o Brasil no Pan-Americano.

O juvenil teve uma decisão neste sábado e foi no sabre masculino. A final foi muito acirrada e foi resolvida somente nos últimos toques. Protagonizada por dois companheiros de Club Athletico Paulistano-SP – Fabio Salles e Renato Saliba – o primeiro se deu melhor ao vencer por 15 a 13 e fez questão de elogiar muito o adversário da final.

“O Renato, além de ser um colega de Paulistano, é um cara que está jogando muito bem, ele tem evoluído muito nos últimos tempos, então jogar com ele vai ser sempre muito difícil. Além disso, ainda teve o adicional da gente se conhecer muito bem, sabemos como o outro gosta de jogar, por isso, é um jogo bem complicado, bem difícil”, elogiou o campeão.

O último dia de Torneio Adulto e Juvenil – CBE 95 anos conhecerá dois novos campeões neste domingo (29). No dia, a espada feminina juvenil e o sabre masculino adulto serão as categorias com combates no SESC de Contagem.

Mais em Esgrima