Siga o OTD

Esgrima

Mariana Pistoia brilha no florete no Torneio CBE 95 anos

Mariana Pistoia quebra a hegemonia nacional de Bia Bulcão para levar o ouro no florete feminino no Torneio CBE 95 anos

Mariana Pistoia esgrima Torneio CBE 95 anos
Mariana Pistoia e Bia Bulcão duelam na final em Contagem (Foto: Rosele Sanchotene/CBE)

O segundo dia de Torneio Adulto e Juvenil – CBE 95 anos, disputado em Contagem (MG), teve um título expressivo nesta sexta-feira (27). Mariana Pistoia quebrou a sequência invicta de três anos de Bia Bulcão no florete feminino nacional e ficou com o ouro. O dia ainda teve títulos de Alexandre Camargo (espada masculina adulto), Lorenzo Mion (florete masculino juvenil) e Luana Pekelman (sabre feminino juvenil).

Em dia de quatro ouros distribuídos no SESC de Contagem, o destaque vai para o feito de Mariana Pistoia, do Grêmio Náutico União. No florete feminino, a esgrimista conseguiu algo que nenhuma outra atleta alcançava há muito tempo em solo brasileiro: tirar um título de Bia Bulcão, do Pinheiros.

Bia não perdia em competições nacionais desde março de 2019, sequência que foi interrompida por Mariana em um grande jogo. A medalhista de ouro conseguiu se impor diante da adversária e a superou por 15 a 8, ficando com o título, muito comemorado por seus companheiros de equipe presentes em Contagem.

+ Taubaté e Pinheiros farão a final do Centro Sul-Americano de clubes de handebol

“Eu estou feliz, fazia tempo que eu não conseguia dar o meu melhor em pista e isso estava me incomodando. Mas hoje eu consegui jogar bem desde o início da final, me senti confiante, que é o mais importante”, disse a campeã do florete, que agora embarca para Assunção, no Paraguai, para a disputa do Pan-Americano, que começa na próxima sexta-feira (3).

Espada masculina

A final da espada masculina teve um duelo entre colegas de equipe : Athos Schwantes e Alexandre Camargo, ambos da Academia Mestre Kato-PR. Camargo conseguiu uma grande vitória contra Schwantes, que vinha de um ouro na Copa Porto Alegre 250 anos, realizada no mês passado. No embate, Alexandre aplicou 15 a 9.

O espadista, que também embarca para Assunção para a disputa do Pan, falou sobre a conquista.

“Hoje eu consegui me apresentar bem, eu consegui me preparar e trabalhar bem o meu jogo com o Mestre Kato, pensamos e corrigimos os erros que vinha cometendo em pista. Era muito importante este resultado visando a preparação para o Pan-Americano, que já é na semana que vem”, explicou Camargo.

Campeões juvenis

No juvenil, mais dois atletas se sagraram campeões. O primeiro ouro do dia na categoria saiu no florete masculino em que teve uma final protagonizada por Lorenzo Mion (Pinheiros-SP) e Ricardo Pacheco (Paulistano-SP), em que o primeiro se saiu melhor. Mion fez grande exibição e triunfou por 15 a 8.

A última decisão da categoria juvenil e do segundo dia de Torneio CBE 95 anos foi no sabre feminino. Na arma, duas atletas muito talentosas fizeram o combate pelo ouro em que Luana Pekelman (Pinheiros-SP) superou Pietra Chierighini (Paulistano-SP) por 15 a 11 na decisão. A medalhista de ouro não conseguia disfarçar a felicidade após a vitória.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Torneio Adulto e Juvenil – CBE 95 anos volta a movimentar as instalações do SESC de Contagem-MG neste sábado (28), dia que terá as disputas da espada e sabre feminino no adulto e do sabre masculino no juvenil.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Esgrima