Siga o OTD

Esgrima

Karina Trois e Alexandre Camargo levam o brasileiro no sabre e na espada

Já nos torneios por equipes, o Rio Grande do Sul, com Daphne Becker, Ana Toldo e Mariana Pistoia, ficou com o título no florete feminino e, no sabre masculino, deu São Paulo com Bruno Pekelman, Henrique Garrigós, Fabio Salles e Enrico Pezzi

Mariana Pistoia Bia Bulcão florete Campeonato Brasileiro de esgrima Karina Trois sabre
Mariana Pistoia (dir.) no embate final de equipes do florete feminino contra Bia Bulcão (Rosele Sanchotene)

A paulistana Karina Trois e o paranaense Alexandre Camargo ficaram com os títulos do sabre feminino e espada masculina do Campeonato Brasileiro de esgrima. Ambos derrotaram conterrâneos nas finais. Ela venceu Pietra Chierighini por 15 a 10 e ele, Athos Schwantes por 15 a 14. Já nas disputas por equipes, o Rio Grande do Sul ficou com a medalha de ouro no florete feminino ao bater São Paulo na decisão por 45 a 38. No sabre masculino, dois times paulistas decidiram o troféu. Os três torneios foram disputados na manhã de sábado (9), no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.

Este é o segundo título que Karina Trois ganha no sabre individual do Campeonato Brasileiro de esgrima. O primeiro foi em 2018. A conquista de agora teve um peso a mais por ela estar voltando aos jogos depois de ter se curado da Covid-19. A esgrimista comparou o que tem de diferente nas duas versões da campeã. “Foi muito bom voltar à pista depois da recuperação da Covid e mostrar que eu estou de volta. O que mudou (do título de 2018 para cá) foi a experiência, eu mudei demais. Agora, é continuar firme”, falou a medalhista de ouro.

Karina Trois Campeonato Brasileiro de esgrima
Pódio do sabre feminino (Rosele Sanchotene)

A campanha começou com cinco vitórias nas poules. Bateu Melissa Polo por 5 a 0, Eduarda Nehrke, Mariana Hauschild e Stephanie Grosche por 5 a 1 e Isabela Cunha por 5 a 3. Com o desempenho, não teve de passar pelas oitavas de final. Nas quartas, voltou a derrotar Eduarda Nehrke, desta vez por 15 a 4, e na semifinal bateu Luiza Lee pelo mesmo placar, conquistando a vaga na final contra Pietra Chierighini.

+ Bia Bulcão domina a disputa no florete e conquista o pentacampeonato

Espada masculina

Alexandre Camargo também foi campeão invicto e também conquistou o segundo título do torneio, o primeiro foi em 2014. Além disso, venceu o terceiro em três disputados em 2021. “Mais uma vez! Participei de três torneios e venci todos, estou 100% neste ano. O trabalho continua”, comentou. “Em 2014, quando levei o meu primeiro Brasileiro, foi uma surpresa, ninguém esperava, acabei surpreendendo e chegando forte. Depois disso, não consegui manter, eu conseguia pódios, mas sofria com muitas oscilações. Agora, depois de tanto tempo, consegui manter uma estabilidade boa, ter um padrão de jogo bom, estou bem mais maduro, é tudo diferente.”

A campanha começou com seis vitórias nas poules. Fez 5 a 2 sobre Mauricio Pellegrino, 5 a 0 sobre Gabriel Juchem, Paulo Meine e Lucas Busnardo, além de 5 a 3 em cima de Luis Antônio Garcia e 5 a 1 em Leandro Seini. O desempenho fez com que ele começasse o eliminatório na segunda rodada, a dos 32. Lá venceu Anderson Horta por 15 a 12. A seguir, nas oitavas, fez 15 a 7 em Tarcisio Mendes, depois 15 a 5 pelas quartas em Fabrizio Lazaroto e, na semifinal, derrotou Leopoldo Gubert por 15 a 4.

Alexandre Camargo Athos Schwantes espada Campeonato Brasileiro de esgrima
Pódio da espada masculina (Rosele Sanchotene)

Finais por equipes

Além de Alexandre Camargo e Karina Trois, o brasileiro de esgrima coroou o Rio Grande do Sul no torneio por equipes de florete feminino. Daphne Becker, Ana Toldo e Mariana Pistoia representaram o estado na final contra Bia Bulcão, Carolina Brecheret, Gabriella Vianna e Deise Falci. Foram seis vitórias individuais do time gaúcho de nove embates. Elas abriram 5 a 2 com Mariana Pistoia à pista, depois, São Paulo virou para 10 a 8 quando Bia Bulcão entrou em ação. A equipe do Sul tomou a frente por 15 a 13 com Ana Toldo, que foi ampliada com Daphne Becker para 20 a 14.

Mariana voltou a confirmar a vantagem gaúcha a colocar 25 a 16, aumentada por Ana Toldo e, posteriormente, por Daphne: 35 a 22. Nos dois últimos jogos, as paulistas ainda esboçaram uma reação com Gabriella Viana e Bia, mas o placar não conseguiram a virada. “Essa conquista é muito importante para a gente, acho que nós desenvolvemos bem o jogo. Todas as vitórias são importantes, essa foi uma medalha garantida por nós e estamos muito felizes”, comemorou Ana Toldo, após a decisão por equipes do florete no Campeonato Brasileiro por equipes de esgrima.

Alexandre Camargo Athos Schwantes espada Campeonato Brasileiro de esgrima Karina Trois sabre
Alexandre Camargo (esq.) superou Athos Schwantes (dir.) na final da espada individual (Rosele Sanchotene)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Sabre masculino

Já a decisão do sabre masculino por equipes, que fechou o Brasileiro de esgrima, teve dois times de São Paulo. A composta por Bruno Pekelman, Henrique Garrigós, Fabio Salles e Enrico Pezzi derrotou Fernando Scavasin, Gabriel Vasques, Matheus Becker e Rodrigo Baldin por 45 a 33. “Foi bom ver que há um bom nível de competição das equipes paulistas. São Paulo conseguiu colocar todos os times no pódio, isso mostra que a gente está fazendo um bom trabalho. Agora é seguir assim que sempre chegaremos longe”, avaliou Garrigós.

Mais em Esgrima