Siga o OTD

Esgrima

Bia Bulcão domina a disputa no florete e conquista o pentacampeonato brasileiro

Bia Bulcão reinou absoluta na disputa do Brasileiro e saiu invicta do torneio em Porto Alegre; última derrota da esgrimista em competições nacionais ocorreu no início de 2019

Bia Bulcão - Campeonato Brasileiro de Esgrima (1)
Bia Bulcão (esq.) venceu Mariana Pistoia (dir.) na decisão do Brasileiro. Foto: Rosele Sanchotene.

A esgrimista Bia Bulcão (E.C.Pinheiros) segue reinando absoluta no florete feminino brasileiro. Nesta sexta-feira (8), ela conquistou o pentacampeonato brasileiro individual, no Campeonato Brasileiro de esgrima, disputado no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS).

-Técnico da seleção feminina de goalball desestimula chute típico do Brasil

Mais do que conquistar o título, ela demonstra um total domínio nesta arma. A medalha de prata ficou com Mariana Pistoia e os bronzes foram para Ana Toldo e Daphne Becker, todas atletas da equipe da casa.

Bia já havia vencido o Brasileiro em 2014, 2016, 2018 e 2019. A última vez em que não saiu com a medalha de ouro de uma competição nacional foi na primeira etapa do Circuito Brasileiro de 2019. De lá para cá, ganhou as três etapas restantes e o Campeonato Brasileiro daquele ano, as duas etapas do Circuito em 2021 e, agora, novamente foi campeã.

A campanha

Na fase de pules, ela demonstrou a força que conquistou graças aos treinos intensivos na Itália, onde faz estágios há três anos. Superou quatro atletas do Grêmio Náutico União, Daphne Becker (5 a 0), Marina Morais (5 a 0), Valentina Baldi (5 a 1) e Giovana Bonetti (5 a 2), além de Gabriela Magini (Sala São Jorge-SP), por 5 a 1.

A disputa nas eliminatórias seguiu a mesma toada. No quadro de 16, bateu Mariana Hauschild (CMSP), por 15 a 4. Encontrou maiores dificuldades diante de Giovana Bonetti, no quadro de 8, quando o duelo chegou a estar empatado em 7 a 7, mas conseguiu a vitória por 15 a 7.

Na semifinal, encarou Daphne Becker, outra atleta que já havia enfrentado na pule, triunfando por 15 a 3. A decisão, contra Mariana Pistoia, tradicional adversária em competições nacionais, foi vencida por 15 a 5.  

“Acho que a maior diferença foi o fato de ser o primeiro depois de ter começado a pandemia. Consegui experimentar muita coisa. Gostei da forma como eu joguei e gostei por ter conseguido um resultado bom. Consegui um bom ritmo de jogo. Hoje, procurei arriscar mais, fazer as ações que estou treinando. O resultado foi consequência disso”, explicou a campeã.

Partiu, gringa

Bia Bulcão agora volta a sua atenção para os próximos passos internacionais na carreira: “Vou ter mais uma prova regional na Itália e esperar começar o Circuito Internacional. No ano que vem tem Campeonato Pan-Americano, Mundial, mas antes temos várias etapas de torneios internacionais. Acho que amadureci muito, mudei bastante, não só na esgrima, mas minha postura na pista”.

O Brasileiro Sênior reunirá atletas em todas as três armas (espada, sabre e florete) que disputarão torneios individuais e por equipes. Ao todo, o evento recebeu 156 inscrições para os confrontos individuais, sendo 67 para a espada, 37 para o sabre e 52 para o florete.

Campeonato Brasileiro Sênior de esgrima começa nessa sexta (7)
Bia Bulcão é uma das estrelas do Campeonato Brasileiro de Esgrima (Daniel Varsano/COB)

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Top 20 mundial

Outra atração do florete, entre os homens, é um atleta que esteve no Japão para a disputa da Olimpíada de Tóquio: Guilherme Toldo. Além da participação no megaevento, o brasileiro vem de um pódio no Torneio Satélite de Guadalajara, no México, ao ter faturado a prata no campeonato no último domingo (3). O vice-campeonato de Toldo rendeu a ele o retorno ao Top 20 mundial ao figurar na 19ª colocação no ranking da Federação Internacional de Esgrima.

Quem quer debutar na galeria dos esgrimistas campeões brasileiros é Bruno Pekelman. Na competição do sabre, o atleta do Pinheiros vai para a pista com uma boa temporada como incentivo para a busca do ouro inédito: ele venceu as duas etapas do sabre no ano (a terceira e a sexta, ambas na capital paulista). Apesar disso, ele não acredita que seja o favorito em Porto Alegre.

“O Campeonato Brasileiro de esgrima para mim é uma competição que ainda não tenho o ouro no currículo, estou indo para Porto Alegre com muita vontade de me tornar campeão brasileiro pela primeira vez. Venho mantendo rotinas intensas de treinos e sei que estou preparado para a competição”, disse, ressaltando que não é o atleta a ser batido no Brasileiro.

Mais em Esgrima