Siga o OTD

Esgrima

Heitor Shimbo, do Pinheiros, ganha etapa brasileira interclubes de florete

Em jornada emocionante, Heitor Shimbo, do Pinheiros, conquista a 2ª Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes

Heitor Shimbo na etapa de Paris da Copa do Mundo de florete esgrima
(Eva Pavía/BizziTeam/FIE)

Os principais esgrimistas brasileiros estão em Porto Alegre para a 2ª Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes de esgrima e, neste sábado (26), os primeiros campeões foram coroados. No florete masculino, Heitor Shimbo, do Esporte Clube Pinheiros, ficou com o título. No florete feminino juvenil, Talia Calazans, do Grêmio Náutico União, foi a campeã.

Heitor Shimbo foi campeão ao derrotar Ricardo Pacheco, atleta do Paulistano, na final. Por sua vez, Talia Calazans superou Gabriella Vianna, do Pinheiros, e ficou com o título.

A 2ª Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes de esgrima segue até a próxima segunda-feira (28).

A grande ausência na abertura da competição foi a de Guilherme Toldo, esgrimista brasileiro do florete e que está classificado para a Olimpíada de Tóquio 2020. Ele será o único representante masculino no Japão. No feminino, Nathalie Moellhausen competirá na espada.

Florete masculino

Apesar do título no fim do dia, Heitor Shimbo não teve um início de campanha muito promissor. Ele venceu quatro dos seis duelos que fez na fase de grupos e foi para os confrontos eliminatórios apenas como o 12º melhor desempenho.

Já na fase de 32 avos, ele derrotou Diego Frantz, do Grêmio Náutico União, por 15 a 6. Depois, pelas oitavas, superou Kevin Lima, do CMSP São Paulo, com um apertado 15 a 14.

Nas quartas, Heitor Shimbo fez 15 a 13 sobre o companheiro de Pinheiros, Lorenzo Mion. Na sequência, outro companheiro de clube derrotado, Pierre Souza, por 15 a 12. E na grande decisão, outra disputa de tirar o fôlego, agora contra Ricardo Pacheco: 15 a 14 e título na 2ª Etapa do Circuito Brasileiro Interclubes de esgrima.

Florete feminino juvenil

A competição sub-20 no florete feminino também foi quente. Talia Calazans venceu cinco dos seis confrontos que fez na fase de grupos, ficando somente atrás de Gabriela Vianna, que venceu os seis duelos.

Com a segunda melhor campanha, Talia Calazans foi para a fase eliminatória, mas folgou nas oitavas e foi direto para as quartas. Diante de Maria Luiza Murray, do Paulistano, ela não teve muitas dificuldades e venceu com um 15 a 6.

talia calazans esgrima
Talia Calazans (Twitter/talia_calazans)

Já a semifinal foi disputada até o fim diante de Rafaella Gomes. Com um 15 a 14, Talia Calazans conseguiu a vaga na final. E a disputa do título não poderia ser contra outra esgrimista: Gabriella Vianna. E no confronto entre as duas grandes promessas do florete feminino brasileiro, Talia levou a melhor, um outro 15 a 14 para sacramentar o título.

Importante ressaltar que Talia tem 18 anos e Gabriella 17, e ambas estão sobrando no sub-20.

Mais em Esgrima