Siga o OTD

Esgrima

Bia Bulcão e Rafaella Gomes saem do Grand Prix de florete sem vitórias

No Grand Prix de florete, Bia Bulcão e Rafaella Gomes foram eliminadas na fase de poules com seis derrotas em seis combates cada uma

Bia Bulcão celebra nova classificação olímpica da esgrima para tóquio 2020
(Facebook/Biabulcao)

Depois do ótimo desempenho de Guilherme Toldo, que garantiu a ele a classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio no primeiro dia do Grand Prix de Doha de florete, o sábado não foi bom para as brasileiras Bia Bulcão e Rafaella Gomes, que perderam todos os combates que tiveram e foram eliminadas ainda na fase de poules da competição.

O desempenho abaixo do esperado foi um duro golpe para Bia Bulcão, que se prepara intensamente para chegar ao objetivo de participar de sua segunda Olimpíada. A medalhista dos Jogos Pan-Americanos de Lima ainda tinha chances matemáticas de classificação pelo ranking olímpico, que se esvairam com o resultado ruim em Doha. Agora, ela terá que concentrar todas as suas forças para a disputa do Pré-Olímpico do Panamá, que será realizado no final de abril.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

No Grand Prix de Doha de florete, Bia Bulcão estava no poule 10 e perdeu para as seis oponentes: Yana Alborova (Uzbequistão), Soeun Sim (Coreia do Sul), Kristina Petrova (Ucrânia), Julia Walczyk (Polônia), Adelya Abdrakhmanova (Rússia) e Alice Reher (França).

Rafaella Gomes, por sua vez, estreou com as cores do Brasil. Com apenas 17 anos, ela mora nos Estados Unidos, onde competia, e teve seu primeiro contato com o cenário internacional adulto, já que só disputou competições nas categorias de base. E ela viu como vai ser duro competir contra esgrimistas mais experientes.

No Grand Prix de Doha de florete, a exemplo de Bia Bulcão, Rafaella Gomes perdeu todos os combates que teve pela frente no poule 11 para Martina Sinigalia (Itália), Hanna Adreyenka (Bielorrússia), Anita Blaze (França), Anna Taranenko (Ucrânia), Katina Proestakis (Chile) e Hye Mie Oh (Coreia do Sul).

Vale lembrar que nos poules, uma espécie de fase de grupos, cada combate vai só até cinco pontos e não até 15 como acontece a partir das disputas de mata-mata.

A participação brasileira no Grand Prix de Doha de florete termina neste domingo com a participação de Guilherme Toldo no mata-mata final da competição. Ele joga contra o britânico Marcus Mepstead na fase de 64 a partir das 3h20 da manhã.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Esgrima