Siga o OTD

Esgrima

Pietra Chierighini faz jogo duro contra japonesa, mas perde no mata-mata

Pietra Chierighini perdia por 12 a 7, reagiu, chegou a ficar só um ponto atrás, mas foi eliminada por Risa Takashima por 15 a 11 na Copa do Mundo de sabre

Pietra Chierighini copa do mundo de sabre Tbilisi esgrima brasil

Pietra Chierighini foi a melhor entre as três brasileiras que participaram nesta sexta-feira da Copa do Mundo de sabre, em Budapeste. Depois de se classificar na fase de poules, ela teve uma ótima atuação contra a japonesa Risa Takashima, mas acabou eliminada na primeira rodada da fase eliminatória.

O combate começou com a japonesa na frente e, aos poucos, abrindo diferença até chegar a 12 a 7. Foi aí que Pietra Chierighini começou a pressionar a adversária e conseguiu reagir até ficar apenas um ponto atrás de Risa Takashima em 12 a 11.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM, NO FACEBOOK E NO TIKTOK

Deu até para acreditar na virada, mas, nos momentos decisivos do jogo, Risa Takashima foi melhor e acabou vencendo a brasileira por 15/11. A campanha foi similar à de Bruno Pekelman, que, na véspera, também chegou à fase eliminatória, mas foi derrotado na primeira rodada.

“Estava sem nenhuma expectativa para essa competição. Nem estou acreditando que cheguei onde cheguei. Amei ter conseguido jogar as preliminares de 128. Estou muito feliz por jogar uma competição novamente e ainda mais desse nível. Com certeza é um incentivo para continuar treinando e tentar participar ao máximo de competições internacionais. Também mostra que estou no caminho certo”, disse a jovem.

“Ela jogou bem nas pules classificatórias. Combates maduros, com alguma deficiência no jogo de meio de pista, fez com que perdesse diversas vezes a prioridade. No quadro preliminar de 128, jogou contra uma japonesa de igual para igual até o 10, perdendo no final”, analisou o mestre Régis Trois.

Pietra é uma das joias da nova geração da esgrima brasileira. Terceira colocada do ranking nacional adulto no sabre feminino, ela é atleta do Paulistano, no Brasil, e da Lazio, na Itália. Se prepara para cursar Medicina e garante que vai dar conta do ritmo intenso quando chegar o momento.

Antes do confronto contra Risa Takashima, Pietra Chierighini disputou seis jogos nos poules e conquistou duas vitórias: sobre a venezuelana Jornellys Velasquez, por 5 a 2, e a argentina Maria Belen Maurice, por 5 a 3.

As outras duas brasileiras conquistaram uma vitória cada. Ambas não conquistaram classificação para as fases eliminatórias. Karina Trois venceu a tunisiana Nadia Bem Azizi. “A Karina passou a jogar melhor a partir do terceiro combate. Uma saída muito apressada deixou vulnerável seu jogo no meio de pista. Teve uma pule com a totalidade das participantes de bom nível”, explicou Régis Trois.

Na pule 5, Luana Pekelman superou a egípcia Jana Sherif Elbakry. “A Luana começou bem nos três primeiros combates, mas depois diminuiu movimentação e perdeu controle da distância. O nível de pule foi forte”, analisou o mestre Alkhas Lakerbai.

“Faltou prática de competição, pois ficamos mais de um ano sem competir”, explicou Lakerbai, com a concordância de Régis Trois. Vale lembrar que outros países retomaram as competições locais ainda no ano passado.

O Brasil encerra a participação na Copa do Mundo de Sabre no próximo domingo, quando acontecem as disputas por equipes. Na próxima semana, é a vez da disputa da Copa do Mundo de Espada, na Rússia.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Esgrima