Siga o OTD

Esgrima

Toldo treina com a seleção da Espanha a 3 mil metros de altitude

Principal nome do florete masculino do Brasil permanecerá em Serra Nevada durante uma semana e experimenta maior dificuldade na altitude

Guilherme Toldo, do florete, na esgrima dos Jogos Pan-Americanos
Toldo treinará uma semana na Espanha (Abelardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br/arquivo)

Guilherme Toldo, principal nome do florete masculino da esgrima do Brasil, iniciou no domingo (15) um estágio com a seleção da Espanha. Assim, nesta semana o atleta brasileiro seguirá em treinamento em Serra Nevada, que fica a mais de 3 mil metro de altitude.

“O treino acontece no Centro de Alto Rendimento de Serra Nevada. Tem uma altitude considerável, o que melhora a qualidade de treinamento, na questão física e de resistência, tanto em pista quanto na preparação física. Vai ser interessante, tanto na parte técnica quanto na parte tática, exigindo uma concentração, uma dificuldade a mais”, disse o brasileiro.

+ Nicholas Santos terá que tomar uma decisão para tentar Tóquio

Guilherme Toldo tem a companhia de um dos melhores esgrimistas do mundo. Carlos Llavador, da seleção da Espanha, está no top 20 mundial no florete. Além disso, morando na Itália, ele treina diariamente com alguns dos nomes mais fortes da esgrima.

Guilherme Toldo, do florete, na esgrima dos Jogos Pan-Americanos
Toldo ainda busca a vaga na Olimpíada (Abelardo Mendes Jr/ rededoesporte.gov.br)

“É um treinamento mais interessante nesta fase sem competições, é importante variar os estilos de treinamento. Estamos tomando todos os cuidados sanitários necessários, para realizarmos um treino de qualidade. Vou poder jogar com atletas diferentes, treinar estratégias diferentes de combate. É importante, para chegar mais bem capacitado”, diz Toldo, que ainda busca uma das vagas para os Jogos Olímpicos de Tóquio. 

+ Com golaço olímpico, Timão vai à final do Brasileiro feminino

Athos terá ajuda na busca por Tóquio 

Outro brasileiro que busca a vaga para os Jogos Olímpicos de Tóquio na esgrima é Athos Schwantes. Precisando passar pelo Pré-Olímpico mundial, programado para março, o atleta vai receber uma ajuda durante seu período de preparação. 

Athos Schwantes - Alexandre Camargo - Fabrizio Lazaroto - Missão Europa - Pré Olímpico Espanha esgrima treinamento
Athos Schwantes é um dos melhores do ranking nacional de espada masculina (Washington Alves/COB)

Em vez da Espanha, Athos treina na Itália com Alexandre Camargo, de 21 anos. O jovem atleta, que esteve na Olimpíada de 2016, acabou perdendo a vaga no Pré-Olímpico nacional para Schwantes e agora foca em ajudar. 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

“No ano passado, brigamos pela vaga brasileira no Pré-Olímpico. Agora, ele está precisando da minha ajuda, por estar treinando para buscar a vaga na Olimpíada. A gente divide bem, a relação é muito boa. Sei que tenho muitos anos para fazer muita coisa. Temos uma relação boa, treinamos há muito tempo juntos. Desde que comecei na esgrima, em 2012. Me ajudou muito a aprender como funcionam as coisas, pensar no meu foco nos próximos quatro anos. Vou aproveitar esse período ao lado dele aqui para a minha evolução.

APOIE O OLIMPÍADA TODO DIA

Desde setembro de 2016, o Olimpíada Todo Dia não deixa você ter saudade dos Jogos nunca. É o único veículo de comunicação que todos os dias traz a trajetória dos atletas olímpicos e paralímpicos, combatendo a monocultura do futebol e na busca de ajudar a mudar a cultura esportiva do Brasil. Gosta do nosso trabalho? Nos apoie! Faça um pix para [email protected]

Outra alternativa para nos apoiar é usando o cupom OTD em compras na Centauro. Com o cupom, você ganha 10% de desconto na compra de equipamentos esportivos e parte do valor será revertido para o Olimpíada Todo Dia. Vale lembrar que os descontos não são cumulativos. Se alguma peça já estiver em oferta, você não conseguirá aumentar o desconto, mas se colocar o cupom OTD, parte do valor vai ajudar o portal do mesmo jeito. Você pode comprar também pela vitrine do OTD no site das Centauro.

Mais em Esgrima