Siga o OTD

Esgrima

Atletas criam projeto para popularizar a esgrima no Brasil

Fernando Scavasin e Heitor Shimbo criaram o Instituto Touché, que visa expandir a modalidade no país nos próximos 30 anos

Instituto Touché Esgrima
Shimbo foi medalhista no Pan 2019 e Scavasin atleta olímpico em 2016 (Foto: Reprodução)

Ser um atleta de qualquer modalidade no Brasil já é um desafio e tanto. Como se as dificuldades de serem atletas da esgrima já não fosse o bastante, Fernando Scavasin e Heitor Shimbo Carmona resolverem abraçar ainda um enorme desafio: popularizar e difundir a modalidade por todo o país.

Com carreiras sólidas dentro da modalidade, a dupla formalizou em novembro do ano passado o Instituto Touché. A ideia do projeto é conseguir colocar em prática uma metodologia que vem sendo criada por ambos desde 2006, através de estudos feitos durante as viagens para competições em 35 países.

Instituto Touché oferece aulas de esgrima durante quarentena

“A nossa ideia é conseguir popularizar a esgrima no Brasil. Estamos criando, desde 2006, uma metodologia que prevê esse processo sendo feito a partir de etapas a serem colocadas em prática nos próximos 30 anos”, explicou Fernando.

Nesse primeiro momento, o planejamento de Instituto prevê um foco maior em duas frentes. O primeiro deles é a capacitação de profissionais para que esses se tornem professores da modalidade. Já o segundo foco está voltado ao público infantil com idade entre 8 e 13 anos.

“Estamos realizando algumas parcerias com escolas particulares para que a esgrima se torne uma atividade extracurricular e fazer parte de projetos das secretarias de esporte em instituições públicas. Temos a convicção que este trabalho com as crianças num primeiro momento pode simbolizar uma semente para a popularização da esgrima no Brasil”, analisou Fernando.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

Baseados no protocolo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê as aulas de lutas de longa distância como um dos itens a fazer parte da grade de alunos do Ensino Fundamental, a dupla oferece aulas para as crianças focados não só no aprendizado da modalidade, mas também no desenvolvimento da fase motora especializada da criança.

“Hoje já conseguimos contar com 80 alunos entre as duas escolas que estamos em parceria. Além disso já possibilitamos o primeiro contato da esgrima para cerca de 2000 novas crianças”, ressalta Fernando.

Para conhecer um pouco mais do projeto dos esgrimistas clique neste link.

Mais em Esgrima