Siga o OTD

Esgrima

Bia Bulcão e Athos Schwantes conquistam etapa do Nacional

Como aconteceu na etapa do Rio de Janeiro, os esgrimistas confirmaram o favoritismo e conquistaram o ouro

Pela etapa de Porto Alegre do Circuito Nacional de Esgrima, Bia Bulcão e Athos Schwantes acabaram conquistando o título nesta sexta-feira (31). Entre as mulheres, Bulcão venceu Gabriela Cecchini e ficou com o título, já entre os homens, Athos superou Gabriel Bonamigo e ficou com o ouro.

Na competição de Porto Alegre, as favoritas classificando-se para a semifinal. Bia Bulcão acabou tendo pela frente a mesma adversária da última etapa, no Rio: Mariana Pistoia. Um confronto bem equilibrado, onde Bia chegou a estar perdendo por 14 a 13 e conseguiu a vitória por 15 a 14. Na outra semifinal, Gabriela Cecchini superou Ana Luiza Toldo. Como na esgrima não existe disputa da medalha de bronze, Mariana e Ana Luiza terminaram a etapa com o terceiro lugar.

Na decisão, também a mesma adversária da etapa carioca, Gabriela Cecchini. Desta vez, uma vitória bem mais tranquila, por 15 a 9, garantindo o título em Porto Alegre.

“Entrei num ritmo mais alto, tanto na pule quanto nas primeiras eliminatórias. Posteriormente, acabei não jogando no mesmo nível que comecei, até pela sequência dos combates. Na hora certa, na semifinal, eu fiz o que tinha que ser feito e consegui a vitória. Já contra a Cecchini, não deixei ela ficar tão próxima no placar”, explicou Bia.

Com a missão caseira cumprida, é hora de voltar as atenções para a busca dos resultados internacionais que podem garantir o passaporte para Tóquio 2020. O próximo desafio será o Campeonato Pan-Americano, no dia 27 de junho, em Toronto, no Canadá.

“Tenho muito o que trabalhar. Vou voltar em breve para a Itália, onde devo ficar até o dia 20. O objetivo nessa próxima competição é ficar bem colocada, pois esse torneio vale tantos pontos quanto uma Copa do Mundo, mas tem a participação apenas de atletas das Américas. Não vai ser fácil, pois as americanas são adversárias muito fortes, mas tudo vai depender do chaveamento”, explica a atleta.

Athos é campeão mais uma vez 

Assim como aconteceu na etapa do Rio de Janeiro, Athos Schwantes confirmou o favoritismo e levou o ouro. Na semifinal, Athos teve pela frente Alexandre Camargo, e conseguiu a vitória pela diferença mínima, com 15 a 14, avançando para mais uma decisão. Na outra semifinal, Gabriel Bonamigo superou Luiz Rodrigues, por 15 a 10.

Na decisão, Athos Schwantes e Gabriel Bonamigo acabaram fazendo um duelo mais equilibrado, com Athos saindo com o triunfo por 13 a 11 e conquistou mais uma etapa da Circuito Nacional de Esgrima. Os bronzes acabaram com Luiz Rodrigues e Alexandre Camargo.

Mais em Esgrima