Siga o OTD

Escalada

 

Marina Dias garante final do Lead no Mundial de Paraescalada



Brasileira campeã mundial de 2023 se garante na decisão com o terceiro lugar no quali



Marina Dias garante vaga na decisão do Lead na classe RP3
Foto: Ali Machado

O Brasil entrou em ação pela primeira vez nesta edição do Mundial de Paraescalada, realizado em Seul, com Marina Dias. A paulista que já foi campeã do mundo garantiu sua vaga para a decisão do Lead na classe RP3 ficando na terceira colocação.

Na primeira via, ela alcançou a agarra de número 35 e obteve a segunda melhor marca da rodada. Já na segunda via, chegou até a agarra 51, terminando na quarta colocação dessa etapa. A soma dos desempenhos lhe rendeu a terceira posição geral na classificação.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Na decisão, ela terá a companhia da americana Nat Vorel, que chegou no topo da segunda rodada. Além delas, a japonesa Momoko Yoshida e a alemã Lena Schoelling entram na disputa por medalhas.

Natural de Taubaté, Marina Dias já carrega no currículo conquistas expressivas na paraescalada. Em outubro de 2023, ela se consagrou campeã mundial em Berna, na Suíça, ao alcançar a agarra 42+ na final da mesma classe. Esse ano, em 2025, manteve a regularidade no cenário internacional e garantiu duas medalhas de bronze em etapas da Copa do Mundo, disputadas em Innsbruck, na Áustria, e em Salt Lake City, nos Estados Unidos.

+ SIGA O CANAL DO OTD NO WHATSAPP

Agenda

Além de Marina, o Brasil contará com o brasiliense Luciano Frazão da classe AL2 (atletas com amputação ou limitação severa dos membros inferiores) e o curitibano Leonardo Vilha da classe AU3 (atletas com comprometimento nos membros superiores), que também estiveram presentes no Mundial de 2023, integram a seleção nacional em Seul. Eduardo Schaus, na classe AU2, e Igor Mesquita, na classe RP3, fecham a delegação brasileira.

+ Como acompanhar o Mundial de escalada

Mais em Escalada