Podemos ter esporte paralímpico novo chegando para os Jogos de Los Angeles-2028. Nesta quarta-feira (12), o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2028 fizeram uma proposta para a inclusão da paraescalada daqui quatro anos na Paralimpíada. O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) tomará uma decisão final em reunião marcada para o dia 26 de junho.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK E FACEBOOK
Em janeiro de 2023, o IPC aprovou a lista inicial de esportes para Los Angeles-2028 com 22 esportes no total. Na ocasião, a entidade ofereceu ao Comitê Organizador de LA-2028 a oportunidade de incluir esportes adicionais na lista. Após um período de análise, o esporte escolhido para a indicação foi a paraescalada.
- Corinthians fica no empate na estreia da Libertadores Feminina
- Dupla vitória para Laura Pigossi no ITF de São Paulo
- CBV realiza encontro entre técnicos da Superliga no Rio
- Kamilla Cardoso é eleita para o time de novatas do ano da WNBA
- Catarinense gabarita torneios de base no Conexão Paralímpica
A escalada entrou nos Jogos Olímpico em Tóquio-2020 e, após mais uma edição como esporte opcional em Paris-2024, a modalidade entrou para o programa oficial dos Jogos Olímpicos a partir de 2028. Agora, a versão paralímpica do esporte também deve ser disputada na Califórnia daqui quatro anos.
Vale lembrar, que se na escalada olímpica o Brasil ainda está se desenvolvendo, na paraescalda o país já tem várias medalhas em competições internacionais. A principal representante brasileira na modalidade atualmente é Marina Dias. Ela foi campeã mundial em 2023 e é dona de seis medalhas em etapas de Copa do Mundo.