Siga o OTD

Escalada

Escalada Esportiva define campeões brasileiros de 2023

50 atletas de 8 estados diferentes competiram em Curitiba Campeonato Brasileiro de Escalada em Boulder, Velocidade e Combinado

Rodrigo Hanada – SP Felipe Ho – SP Davi Carvalho Peres – MG campeonato brasileiro de escalada pódio boulder Aline Machado/ABEE
(Foto: Aline Machado/ABEE)

Aconteceu entre os dias 17 e 19 de novembro em Curitiba, o Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva, nas modalidades Boulder e Velocidade. Enquanto Rodrigo Hanada conquistou dois títulos – no boulder e no combinado – Laura Timo e Anja Köhler venceram na modalidade combinada e boulder, respectivamente. Já na velocidade, Pedro Egg e Julia Brandão sagraram-se campeões brasileiros.

O evento reuniu alguns dos melhores atletas do país da categoria Principal em uma estrutura inteiramente nova, montada no Parque Olímpico do Cajuru, local onde também está sendo construído o Centro de Treinamento da Associação Brasileira de Escalada Esportiva – ABEE. Lá aconteceram as disputas do Boulder, em parceria com a MCS Marketing Consulting Sports na produção, enquanto as disputas da Velocidade aconteceram no ginásio Campo Base, na capital paranaense.

Bicampeonato para Laura Timo e Rodrigo Hanada no Brasileiro de Escalada de Boulder

Na sexta-feira (17) aconteceram as qualificatórias do Boulder. No masculino, classificaram-se 20 atletas para a semifinal, enquanto no feminino, as qualificatórias classificaram sete atletas direto para a final.

No sábado (18) pela manhã aconteceu a semifinal do masculino, que definiu os seis finalistas. As finais do Brasileiro de Boulder aconteceram ainda no sábado. As disputas começaram com o feminino, no período da tarde e continuaram à noite, com a final masculina. Ambas contaram com transmissão ao vivo no canal do Canal Olímpico do Brasil.

Nas finais, os atletas encararam 4 desafios, chamados boulders, e tiveram 4 minutos de tentativas em cada um. Aquele com mais desafios completados, ficaria com a vitória.

Laura Timo, Anja Köhler, Iamsim de Queiroz no pódio do bouler durante campeonato brasileiro de escalada (Foto: Aline Machado/ABEE)
Laura Timo, Anja Köhler, Iamsim de Queiroz no pódio do bouler (Foto: Aline Machado/ABEE)

No feminino, a mineira Laura Timo, de 16 anos, largou na frente, sendo a única atleta a fazer Top no primeiro boulder. No segundo boulder, 5 atletas conseguiram o Top. Laura foi uma delas, seguindo na liderança. No terceiro desafio, a atleta de dupla nacionalidade Anja Köhler, representando o estado de Santa Catarina, foi a única a fazer Top e assumiu a liderança. No quarto e último boulder, apenas a paranaense Mariana Hanggi fez o Top e terminou em quarto. A atleta do Distrito Federal, Iasmim de Queiroz, fez a pontuação da zona e garantiu o terceiro lugar. Laura também conseguiu a zona, assumiu a liderança, ficando no aguardo da escalada da atleta Anja Köhler. Bastava a zona para ela ultrapassar Laura, mas, a zona não veio e Anja terminou em segundo, com Laura garantindo o segundo título brasileiro de Boulder na categoria Principal.

Rodrigo Hanada leva dois títulos no campeonato brasileiro de escalada

Pela disputa masculina, os desafios foram duros, dando bastante trabalho aos atletas. No primeiro boulder, apenas o paulista Samuel Silva alcançou a agarra Zona e largou na frente. Em seguida, no segundo, nenhum atleta marcou pontos e tudo se manteve igual. No terceiro, Rodrigo Hanada (SP) fez o Top na segunda tentativa e assumiu a liderança. Felipe Ho (SP), também conseguiu o Top, mas precisou de 3 tentativas, ficando em segundo. No quarto boulder, mais um Top em 2 tentativas deu a vitória e o bicampeonato de Boulder, para Rodrigo Hanada. Felipe Ho também fez Top e ficou em segundo. Davi Peres (MG) também conseguiu completar o boulder 4 e fechou o pódio do masculino.

Aline Machado/ABEE
Rodrigo Hanada é bicampeão brasileiro de Boulder campeonato brasileiro de escalada
Rodrigo Hanada é bicampeão brasileiro de Boulder (Foto: Aline Machado/ABEE)

No combinado masculino, Rodrigo Hanada ficou com o título, com o primeiro lugar na Guiada e o primeiro no Boulder. Felipe Ho ficou em segundo e Samuel Silva em terceiro.

No combinado feminino Anja Köhler – SC levou o título, com o segundo lugar em ambas modalidades, Laura Timo, garantiu o segundo lugar e Bianca Castro, atual campeã brasileira de Guiada, não compareceu mas ficou com terceiro lugar.

Campeonato Brasileiro de Escalada de Velocidade

No mesmo final de semana Curitiba recebeu mais um evento do Campeonato Brasileiro de Escalada 2023, o Campeonato Brasileiro de Escalada de Velocidade, realizado no ginásio Campo Base. 

O evento contou com a presença do paranaense Pedro Egg, que participou dos últimos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023, em outubro, ficando em primeiro lugar no campeonato, dividindo o pódio com o primo, Caio Felipe, que levou o segundo lugar.

No feminino, Julia Brandão, voltando de uma lesão, ficou com o primeiro lugar no pódio.

Para o próximo ano, a competição deve acontecer na nova parede de velocidade do CT, onde espera-se ver mais atletas praticando e participando das competições da modalidade.

Resultados do Campeonato Brasileiro de Escalada 2023

Campeonato Brasileiro de Boulder 

Aline Machado/ABEE
Laura Timo conquista o título brasileiro de Boulder pela segunda vez campeonato brasileiro de escalada
Laura Timo conquista o título brasileiro de Boulder pela segunda vez (Foto: Aline Machado/ABEE)

Boulder Feminino

  1. Laura Timo – MG
  2. Anja Köhler – SC
  3. Iamsim de Queiroz – DF

Boulder Masculino

  1. Rodrigo Hanada – SP
  2. Felipe Ho – SP
  3. Davi Carvalho Peres – MG

Combinado Boulder & Guiada Feminino

  1. Anja Köhler – SC
  2. Laura Timo – MG
  3. Bianca Castro – RJ (ausente)

Combinado Boulder & Guiada Masculino

  1. Rodrigo Hanada – SP
  2. Felipe Ho – SP
  3. Samuel Silva – SP

Campeonato Brasileiro de Velocidade

Velocidade Feminino

  1. Julia Brandão (SP)
  2. Camila Flores (PR)
  3. Deborah Albuquerque (SP)

Velocidade Masculino

  1. Pedro Egg (PR)
  2. Caio Felipe Egg (PR)
  3. Gabriel Bontorin (PR)

(Com informações da Associação Brasileira de Escalada Esportiva)

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em Escalada