Siga o OTD

Escalada

Felipe Ho e Bianca Castro se sagram campeões brasileiros de escalada guiada

Na decisão da primeira modalidade no Campeonato Brasileiro de escalada, Felipe Ho e Bianca Castro ficam com os títulos na guiada

Felipe Ho e Bianca Castro têm melhores resultados do Brasil no Mundial de escalada seleção brasileira de escalada
(Arquivo)

O sábado (9) definiu os primeiros campeões do Campeonato Brasileiro de escalada, disputado em Curitiba. O dia definiu os vencedores da modalidade guiada na disputa entre os Adultos dos dois naipes. Entre os homens, a medalha de ouro ficou com Felipe Ho Foganholo, enquanto Bianca Castro foi o destaque entre a mulheres e ficou com o título.

Após ter se classificado com uma das melhores performances nas classificatórias na última sexta, Felipe Ho Foganholo repetiu o alto nível de apresentação na final. Após ter feito uma campanha não tão brilhante na semi, disputada pela manhã, o atleta voltou muito bem para a grande decisão e ficou com o título ao ser o único a alcançar o topo da via no dia.

+ Rayan Castro e Luara Rezende são campeões brasileiros

Além de Felipe Ho Foganholo, que ficou com o ouro, o pódio da prova guiada do Brasileiro de escalada foi formado por Pedro Avelar, que ficou com a prata ao obter 36+, e Samuel Silva, que foi o terceiro colocado com 33+.

Bianca Castro acabou não conseguindo um bom resultado na retomada da escalada
Bianca Castro fica com o título na escalada guiada (Divulgação/ABEE/arquivo)

Entre as mulheres, a disputa foi emocionante. Um dos nomes mais fortes na modalidade no país, Bianca Castro confirmou o favoritismo ao chegar na proteção de número 29+. A atleta conseguiu o título numa diferença pequena para superar Mariana Hanggi, que chegou ao 29 com 5 minutos no cronômetro, e Patrícia Antunes, que também parou no 29, porém ficou com o bronze por conta do tempo, já que restou 4:31 no relógio.

O Campeonato Brasileiro de escalada acontece em Curitiba entre os dias 8 e 13 de outubro. Impulsionado após a entrada do esporte nas Olimpíadas, o evento deste ano conta com recordes de inscritos. Além do evento principal, Adulto, com as modalidade Boulder, Guiada e Velocidade, o evento contará com competições das categorias Juvenil (Velocidade), Paraescalada (Boulder e Guiada) e Militar (Boulder e Guiada). 

+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

Na sequência do evento, neste domingo (10), estão previstas para acontecer as qualificatórias e finais dos dois naipes modalidade da escalada velocidade.

Mais em Escalada