Siga o OTD

Crônicas Olímpicas

1 like = 1 curiosidade sobre esporte

1 like = 1 curiosidade sobre esporte

O Twitter foi invadido por uma brincadeira na última semana. Para aumentar a interação com os amigos, bastava você escrever: “1 like = 1 curiosidade”. Não demorou para virar moda. Não é por menos, as pessoas são curiosas. Entrei no clima e selecionei 10 fatos relevantes sobre os esportes olímpicos.

1 – Você sabia que a Rafaela Silva é a única judoca brasileira campeã olímpica e mundial? Ela conquistou os dois títulos no Rio de Janeiro: venceu o Mundial em 2013 e levou a medalha de ouro olímpica em 2016. Pois é, o judô é a modalidade que mais medalhas trouxe ao Brasil em Jogos Olímpicos: são 22 no total, sendo 4 de ouro, 3 de prata e 15 de bronze

2 – A brasileira Yane Marques é a única medalhista da América Latina na história do pentatlo Moderno em Jogos Olímpicos. Ela conquistou o pódio na edição de Londres 2012.

3 – O Cesar Cielo é o atleta brasileiro que mais vezes subiu ao pódio em Campeonatos Mundiais. Ele soma 18 medalhas em eventos de natação. O segundo colocado é Robert Scheidt, com 17 medalhas em Mundiais de vela.

4 – Quarenta e oito anos separam a primeira medalha olímpica brasileira no boxe – bronze de Servílio de Oliveira, em 1968, no México – e a primeira medalha de ouro olímpica do país na modalidade – com Robson Conceição, no Rio, em 2016.

5 – Os velejadores Torben Grael e Robert Scheidt dividem o posto de maiores medalhistas brasileiros da história dos Jogos Olímpicos, com cinco pódios cada. Torben tem 2 ouros, 1 prata e 2 bronzes. Robert soma 2 ouros, 2 pratas e 1 bronze.

6 – Em uma só edição de Jogos Olímpicos, o brasileiro recordista em número de medalhas é Isaquias Queiroz, que somou três pódios no Rio 2016: 2 pratas e 1 bronze.

7 – Com o ouro no Rio 2016, o líbero Serginho, do vôlei, se tornou o maior medalhista olímpico do Brasil em modalidades coletivas, somando o ouro de Atenas 2004, além das pratas em Pequim 2008 e Londres 2012.

8 – Nos Jogos de Atlanta 1996, Jacqueline Silva e Sandra Pires, do vôlei de praia, fizeram história: com a vitória sobre as compatriotas Mônica Rodrigues e Adriana Samuel, se tornaram as primeiras mulheres brasileiras medalhistas de ouro em Olimpíadas

9 – Um dos precursores do vôlei de praia, o Brasil tem um histórico vasto de medalhas na modalidade. Desde que o esporte entrou no programa olímpico, em Atlanta 1996, o país foi ao pódio 13 vezes: 3 ouros, 7 pratas e 3 bronzes.

10 – Adhemar Ferreira da Silva foi o primeiro brasileiro a se tornar bicampeão olímpico. Ele levou o ouro no salto triplo nos Jogos de Helsinque 1952 e de Melbourne 1956. Além de Adhemar, apenas outros 12 brasileiros são bicampeões olímpicos: Adhemar, do atletismo; Torben Grael, Marcelo Ferreira e Robert Scheidt, da vela; Giovane Gávio, Maurício Lima, Serginho, Fabi Alvim, Paula Pequeno, Jaqueline Carvalho, Sheila Castro, Fabiana Claudino e Thaisa Menezes, do vôlei.

Mais em Crônicas Olímpicas