Siga o OTD

COB

Hall da Fama do COB ganha quatro novos integrantes

Daiane dos Santos, Guga Kuerten, Afrânio Costa e Edinanci Silva são escolhidos para o Hall da Fama do COB

Hall da fama do COB: montagem com fotos de Daiane dos Santos, Guga, Afrânio da Costa e Edinanci Silva
(Fotos: Wander Roberto/COB, FOTOJUMP, COB e Harry How/Getty Images)

Nesta quarta-feira (28), a Comissão Avaliadora do Comitê Olímpico do Brasil escolheu quatro novos nomes para entrar no Hall da Fama do COB. Afrânio Costa (tiro esportivo), Daiane dos Santos (ginástica), Edinanci Silva (judô) e Gustavo Kuerten (tênis) foram os nomes escolhidos para integrar a turma de 2024, em reconhecimento às suas respectivas trajetórias, representatividade e feitos históricos para o país.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“É sempre uma satisfação para nós reverenciarmos quem marcou e fez história no esporte olímpico brasileiro. Todos os quatro nomes escolhidos pela Comissão representam um legado de atletas que encheram o país de conquistas, inspiraram uma geração e agora ficarão eternizados na memória do Movimento Olímpico nacional”, disse Paulo Wanderley, Presidente do COB.

O Hall da Fama do COB foi criado em 2018 com o intuito de exaltar e enaltecer a história olímpica do Brasil. Desde então 35 personalidades já foram homenageadas. Agora, os novos membros serão homenageados em uma cerimônia ainda sem data definida, deixarão seus pés ou mãos eternizadas em moldes que serão exibidos em uma futura exposição no Centro de Treinamento do COB. No caso de Afrânio Costa, que faleceu em 1979, um familiar do atirador irá receber a homenagem.

Conheça os homenageados:

Afrânio Costa (tiro esportivo):

O atirador nasceu em Macaé-RJ em 1982. Nos Jogos Olímpicos Antuérpia-1920, Afrânio conquistou a primeira medalha olímpica do Brasil: uma prata na pistola livre. Ele também foi ao pódio na disputa por equipes, ganhando a medalha de bronze. Advogado e diretor de tiro esportivo do Fluminense, Afrânio ajudou a construir o primeiro estande para os atletas no clube. Foi justamente nas Laranjeiras que a equipe brasileira se preparou para sua estreia em Jogos Olímpicos.

Daiane dos Santos (ginástica artística):

A gauchinha de ouro nasceu em Porto Alegre em 1983. No Mundial de 2003, em Anaheim, nos Estados Unidos, Daiane se tornou na primeira brasileira campeã mundial de ginástica artística, assim como a primeira ginasta negra a ganhar um ouro no Campeonato Mundial. Ao longo de sua carreira, Daiane dos Santos conquistou 14 medalhas em Copas do Mundo e foi ao pódio cinco vezes nos Jogos Pan-Americanos. Ela ainda eternizou o seu nome no código de pontuação da modalidade ao executar dois movimentos inéditos: o duplo twist carpado e o duplo twist esticado.

Edinanci Silva (judô):

A primeira judoca brasileira a disputar quatro edições de Jogos Olímpicos nasceu em Sousa, na Paraíba, em 1976. Edinanci foi duas vezes ao pódio em Campeonatos Mundiais, ganhando o bronze em Paris-1997 e Osaka-2003. Ela também é bicampeã dos Jogos Pan-Americanos, com ouros em Santo Domingo-2003 e Rio-2007. Seu melhor resultado em Olimpíadas foi o quinto lugar em Pequim-2008

Gustavo “Guga” Kuerten (tênis):

O principal tenista brasileiro da era profissional nasceu em Florianópolis em 1976. Guga chegou ao auge no tênis profissional no final da década de 1990 e no início dos anos 2000, conquistando três títulos de Grand Slam em Roland Garros, assim como o Masters Cup de 2000 (atual ATP Finals). Guga é até hoje o único brasileiro a ficar em primeiro lugar no ranking de simples da ATP, liderando a lista por 43 semanas.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em COB