Siga o OTD

COB

COB Expo é aberta com palestra de Galvão Bueno

Paulo Wanderley inaugurou primeira edição de mega evento que conta com participação do Olimpíada Todo Dia até sexta-feira

Galvão Bueno durante palestra inaugural da COB Expo
(Edu Santana Produtora)

A Cob Expo foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (25) no que promete ser uma semana intensa para os bastidores do esporte brasileiro e desenvolvimento do olimpismo no Brasil. Aberta oficialmente pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley, a cerimônia contou com uma palestra inaugural do jornalista esportivo Galvão Bueno que emocionou o público ao pedir um minuto de aplausos para a campeã olímpica Walewska.  O Olimpíada Todo Dia participa com um stand, apresentando seu trabalho para os visitantes e produzindo conteúdo diretamente da COB Expo. O evento acontece até esta sexta-feira (29) no Espaço Pró-Magno em São Paulo.

A cerimônia de abertura da primeira edição do evento também contou com personalidades como o Ministro do Esporte, André Fufuca, e a secretária estadual de esportes de São Paulo, Coronel Helena Reis, o secretário municipal de esportes, Cacá Viana, além dos presidentes das Confederações Olímpicas e Pan-americanas e outros dirigentes e atletas. 

A COB Expo oferece mais de 300 horas de painel, e conta com 80 stands e cerca de 120 palestrantes, além de ativações esportivas nas quadras e pistas montadas no local.

Paulo Wanderley, presidente do COB, discursa em um púlpito para inaugura COB Expo
(Edu Santana Produtora)

O ministro agradeceu o convite para abertura do que chamou de “evento histórico” e reforçou que o Ministério do Esporte que ele assumiu há dez dias está aberto para receber as confederações e trabalharmos juntos”. Por sua vez, Paulo Wanderley manifestou apreço ao “apoio à classe mesmo antes da posse”. Ele espera que a COB Expo possa « unir performance, conhecimento, desenvolvimento esportivo, alto rendimento, comunicação, direito esportivo, educação e Valores Olímpicos”.

Galvão Bueno faz planos para Paris e comenta memórias olímpicas

Em seguida, Galvão Bueno assumiu o palco para contar histórias de suas participações nos Jogos Olímpicos em uma conversa com o jornalista Tiago Maranhão. Ao lembrar de sua participação na cobertura de 10 Jogos Olímpicos, ele soltou que “ano que vem vem minha décima primeira” edição de verão, mostrando que ainda está longe da aposentadoria. 

Ele fugiu da clássica pergunta sobre os momentos mais emocionantes, mas lembrou seus grandes momentos, como o “é prata, é prata, é prata”  do 4×1000 masculino em Sidney-2000 e o “ganhou, perdeu, ganhou… perdeu » na final dos 100m borboleta em Pequim-2008. Ele ainda revelou que entrevistou Michael Phelps na Rio-2016 ao lado de Gustavo Borges e Gustavo Kuerten e o maior medalhista da história brincou « Bueno, eu ganhei » e o narrador retrucou « olha, eu acho que você perdeu, mas apareceu seu nome lá ».

Homenagem a Walewska é destaque

O narrador ainda brincou com o membro do Comitê Olímpico Internacional, Bernard Rajzman, e chamou o judoca Rafael “Baby” Silva, dono de duas medalhas olímpicas para o palco. Quanto ao imprevisível que possa acontecer em qualquer competição, Baby comentou que « é uma vida decidida em um dia”, enquanto o narrador esportivo propôs que seria “uma vida em um momento ».

O momento mais marcante da palestra foi quando Galvão Bueno lembrou de Walewska, que faleceu na última quinta-feira com apenas 43 anos. Ao comentar que o ouro de Pequim-2008 no vôlei feminino foi um de suas grandes lembranças, ele pediu um minuto de aplausos para a campeã olímpica.

Interessado em cinema, esporte, estudos queer e viagens. Se juntar tudo isso melhor ainda. Mestrando em Estudos Olímpicos na IOA. Estive em Tóquio 2020.

Mais em COB