Siga o OTD

COB

Joanna Maranhão vira presidente do Conselho de Ética do COB

Eleita pela Assembleia Geral do COB em 2022, Joanna Maranhão assume presidência do Conselho de Ética da entidade

Joanna Maranhão durante entrevista coletiva Conselho de Ética do COB
(Foto: Alexandre Loureiro/Exemplus/COB)

Joanna Maranhão assumiu nesta segunda-feira, 13, a presidência do Conselho de Ética do Comitê Olímpico do Brasil, órgão independente da entidade, criado em 2018. Finalista olímpica nos Jogos de Atenas 2004, a ex-nadadora foi um dos cinco novos membros eleitos pela Assembleia Geral do COB, realizada em 2022, e seguirá no mandato até janeiro de 2024.

+ Parque Villa Lobos terá fan fest durante os Jogos Olímpicos

“Parabenizo a Joanna por esta conquista e tenho certeza de que cumprirá mais essa missão com excelência, além de conduzir os trabalhos com independência, colocando-se à disposição para ouvir, propor e fortalecer os valores éticos relacionados ao esporte. Fico feliz também, porque é um espaço cada vez maior que os atletas ocupam no Comitê Olímpico do Brasil”, afirmou Paulo Wanderley, Presidente do COB.

“É com imensa honra e ciência da grande responsabilidade, que assumo a Presidência do Conselho de Ética do Comitê Olímpico Brasileiro. Agradeço ao Sami pelo trabalho prestado ao longo do último ano, que me serve de exemplo de uma liderança harmônica e em prol de um Movimento Olímpico mais ético. É com esse aprendizado que inicio esse processo, na busca de que possamos nos aproximar cada vez mais da Comissão de Atletas e demais atletas que fazem parte do Movimento Olímpico. Sei que posso contar com os demais conselheiros nessa nova missão”, disse Joanna Maranhão.

Mudanças

O Conselheiro Sami Arap Sobrinho assumirá no lugar da Joanna a presidência do Comitê de Integridade. A alternância da presidência do Conselho de Ética do COB entre os conselheiros está prevista no Regimento Interno do Conselho de Ética

“Transmito a presidência do Conselho de Ética do COB (CECOB) com, no mínimo, duas alegrias: a primeira, de dever cumprido e agradecimento ao apoio dos conselheiros de meu primeiro e segundo mandatos; a segunda e mais relevante, ser sucedido por Joanna Maranhão, atleta olímpica de credenciais exemplares e opiniões objetivas. Apoiarei Joanna incondicionalmente na missão da presidência, torcendo para que ela se torne fonte de inspiração para outras mulheres assumirem cargos relevantes e de gestão no olimpismo brasileiro”, reforçou Sami Arap. 

+SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

O Conselho de Ética é o órgão encarregado de definir os parâmetros éticos esperados pelo COB e seus agentes. Ele se baseia nos valores e princípios da Carta Olímpica e do Código de Ética do COI, da administração pública e da gestão democrática. Além disso, espera-se que o Conselho de Ética investigue e julgue denúncias levantadas em relação ao não cumprimento de tais princípios. Se necessário, seus integrantes podem sancionar ou propor sanções aos órgãos competentes.

*De Comitê Olímpico do Brasil (COB)

Mais em COB