Siga o OTD

Atletismo

Morre grego que ‘salvou’ Vanderlei Cordeiro em Atenas-2004

Grego Polyvios Kossivas, que ‘salvou’ Vanderlei Cordeiro de ex-padre irlandês na maratona de Atenas-2004, morre aos 71 anos

Polyvios Kossivas e Vanderlei Cordeiro de Lima
Polyvios Kossivas e Vanderlei Cordeiro (Foto: COB)

Morreu na última semana o grego Polyvios Kossivas, aos 71 anos, em seu país-natal. Kossivas foi protagonista de um dos mais importantes capítulos da história do esporte olímpico brasileiro. Durante a maratona nos Jogos Olímpicos Atenas 2004, anônimo na multidão que acompanhava a prova, ele viu que o brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima, então líder da corrida, havia sido derrubado pelo ex-padre irlandês Cornelius Horan. Polyvios invadiu a pista, empurrou o agressor e permitiu que Vanderlei continuasse na prova para terminar na terceira posição e conquistar a medalha de bronze.

+ COB anuncia os melhores atletas dos Jogos da Juventude 2022

Semanas depois, o fundista brasileiro receberia a medalha Pierre de Coubertin, dedicada pelo Comitê Olímpico Internacional a quem melhor representa os valores olímpicos – Vanderlei é, até hoje, o único a ter recebido a comenda.

“Naquele momento, Polyvios Kossivas se transformou em um herói do esporte olímpico nacional, por uma atitude lembrada e reverenciada até hoje no Brasil e no mundo. O COB lamenta a morte de Polyvios e gostaria de transmitir o mais profundo sentimento aos seus familiares”, afirmou o Presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Paulo Wanderley.

Vanderlei Cordeiro
Vanderlei Cordeiro de Lima é atacado durante a maratona masculina em Atenas (Jiro Mochizuki/AFP)

Em 2004, meses depois dos Jogos Olímpicos, Polyvios Kossivas veio ao Rio a convite do COB e recebeu homenagens no Prêmio Brasil Olímpico. Durante a premiação, o grego subiu ao palco, reencontrou Vanderlei Cordeiro de Lima pela primeira vez desde o episódio em Atenas, e recebeu o troféu das mãos do maratonista. Um momento inesquecível, aplaudido de pé por todos os presentes.

Mensagem da família

Em mensagem enviada ao COB nesta semana, Smaragda Tsirka, filha de Polyvios, fez muitos elogios e relembrou a trajetória e homenageou o pai.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Ele era um homem simples, generoso, carinhoso e altruísta. Adorava minha mãe [Ioulia] e eu. Ele me criou me dando tudo generosamente. Era um viciado em trabalho, incansável, sem nunca reclamar. Acordava todos os dias às 6h. Era respeitado por todos”, escreveu Smaragda.

Polyvios Kossivas,e Vanderlei Cordeiro de Lima
Polyvios e Vanderlei no PBO de 2004 (Foto: COB)

“Amava as pessoas, os animais e a natureza. Tinha um grande senso de humor e era um excelente cozinheiro. Ele era o amigo que todos gostariam de ter. O pai que todo filho deveria ter. Se todas as pessoas fossem como ele, o mundo em que vivemos seria maravilhoso”, completou.

Kossivas e o esporte

Polyvios Kossivas sempre teve a vida ligada ao esporte. Foi jogador profissional de basquete durante muitos anos, principalmente na equipe do Sporting, na Grécia. Quando se aposentou, tornou-se árbitro, apitando jogos da principal divisão nacional. Fora do basquete, Polyvios Kossivas também atuou por muitos anos como vendedor e foi gerente de uma empresa de sorvete.

Mais em Atletismo