Siga o OTD

COB

Com medalhistas olímpicas, COB promove 1º Fórum Mulher no Esporte

COB realiza em agosto o 1º Fórum Mulher no Esporte, com palestra de Nicole Hoevertsz, vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI)

COB Fórum Mulher no Esporte
A medalhista olímpíca Isabel Swan é a idealizadora do Fórum (Foto: Jonne Roriz/COB)

Lugar de mulher é onde ela quiser! E no esporte não poderia ser diferente. Com esse intuito, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) promoverá no dia 18 de agosto, no Rio de Janeiro, o 1º Fórum Mulher no Esporte, com a presença de personalidades femininas nacionais e internacionais.

Jaqueline Silva, campeã olímpica no vôlei de praia, e Natália Falavigna, medalhista olímpica no taekwondoo, são alguns dos principais nomes confirmados para debater sobre suas conquistas e históricos vencedores dentro do esporte (confira a programação completa abaixo). Outra presença de peso será Nicole Hoevertsz, vice-presidente do Comite Olímpico Internacional (COI), que dará uma palestra sobre as diretrizes e a visão da entidade sobre a equidade de gênero.

Além de exaltar a força e a importância da mulher dentro do esporte, o evento tem como um dos objetivos apontar caminhos para a equidade de gênero e políticas afirmativas de inclusão das mulheres no cenário esportivo.

+ Caroline Kumahara leva dois ouros no Sul-Americano de tênis de mesa

Evolução

O 1º Fórum Mulher no Esporte também pretende mostrar a evolução feminina no esporte, além de lutar por mais investimento para as carreiras das atletas mulheres, que vêm dando cada vez mais resultados expressivos para o Brasil.

“Pela primeira vez o Comitê Olímpico do Brasil realizará um Fórum dedicado à Mulher no Esporte, valorizando os momentos de glória e luta das mulheres que fizeram a diferença e marcaram a história do Brasil. Será uma tarde de troca de experiências e conscientização da importância da equidade no meio esportivo”, disse a medalhista olímpica e coordenadora da área Mulher no Esporte do COB, Isabel Swan, responsável pela criação do Fórum.

O evento contará com palestras de personalidades femininas, além de mesas de debate buscando a evolução da mulher dentro do esporte. Ainda haverá uma homenagem para a ex-atleta Aída dos Santos, finalista olímpica nos Jogos Olímpicos Tóquio 1964.

A realização do fórum também marcará um ano da criação da área Mulher no Esporte no COB. Por meio dela, a entidade tem promovido ações de valorização e fortalecimento das mulheres, como a Comissão da Mulher no Esporte, o Canal tira-dúvidas de Saúde da Mulher, entre outros, sempre buscando ajudar no bem-estar e desenvolvimento de atletas e colaboradores.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Programação

14h – Credenciamento
14h30 – Abertura com Paulo Wanderley, presidente do COB
14h40 – Introdução do tema Mulher no Esporte com Isabel Swan, coordenadora da área Mulher no Esporte do COB e medalhista olímpica
14h50 – Anastasia Divinskaya, representante da ONU Mulheres

Palestra 1 – Como chegamos até aqui?
15h – Bárbara Pires, Doutora em Gênero no Esporte
15h20 – Nicole Hoevertsz, vice-presidente do COI

Mesa 1 – A mulher atleta
16h – Mariana Mello, Gerente de Planejamento e Desempenho Esportivo do COB
16h20 – Natalia Falavigna (medalhista de bronze em Pequim 2008) e Jaqueline Silva (medalhista de ouro em Atlanta 1996)

Mesa 2 – O que pode ser feito: caminhos para a equidade na prática
17h30 – Soraya Carvalho, atleta olímpica e Gerente do Instituto Olímpico Brasileiro
17h50 – Mariana Dantas, superintendente especial de esportes do Governo do Estado de Sergipe; Mariana Miné, CEO Confederação de Rugby; Adriana Behar, CEO Confederação Brasileira de Vôlei e medalhista olímpica

18h30 – Homenagem especial para Aída dos Santos

*Texto: Comitê Olímpico do Brasil

Mais em COB