Siga o OTD

COB

Jorge Bichara se diz surpreso com polêmica demissão do COB

Diretor de esportes do COB, considerado responsável pelas campanhas recordes no Pan de Lima-2019 e Tóquio-2020, Jorge Bichara foi demitido nesta terça-feira e foi pego de surpresa com a decisão

Tóquio Diretor COB Eventos Internos Coronavírus
(Aberlardo Mendes Jr/rededoesporte.gov.br)

O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, tomou nesta terça-feira uma decisão polêmica ao demitir o diretor de esportes, Jorge Bichara, que acompanhava de perto o trabalho dos atletas e das comissões técnicas de todas as modalidades e é considerado o principal responsável pelas campanhas recordes nos Jogos Pan-Americanos de Lima-2019 e nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Eu e o presidente temos pensamentos diferentes sobre a condução do plano esportivo do COB. Não ficou muito claro para mim o motivo da demissão. Te peço, nesse assunto, para falar com ele. Ele pode explicar”, disse Jorge Bichara, mostrando surpresa com sua saída.

A reportagem do Olimpíada Todo Dia entrou em contato com a assessoria de imprensa do COB para tentar contato com o presidente Paulo Wanderley, mas a entidade se limitou a divulgar uma nota oficial: “O Comitê Olímpico do Brasil comunica que Jorge Bichara deixa seu quadro de colaboradores nesta terça-feira. A entidade agradece ao profissional pelos serviços prestados ao longo de sua trajetória. De maneira interina, a área de Esportes fica sob responsabilidade do diretor-geral, Rogério Sampaio”.

A decisão pegou a todos de surpresa, já que no fim de semana o clima era de muita tranquilidade entre os dirigentes durante a realização do Congresso Olímpico Brasileiro, em Salvador. A reportagem do Olimpíada Todo Dia, inclusive, teve contato com Jorge Bichara na volta do primeiro dia do evento. No caminho de volta para o hotel, que durou cerca de 40 minutos, o então diretor de esportes estava entusiamado com o Congresso, falou sobre os planos para Paris-2024 e também sobre a preocupação com atletas que ganharam medalha em Tóquio e que estão lhe parecendo acomodados com isso.

A demissão de Jorge Bichara seria resultado de uma queda de braço com Christian Trajano, que hoje ocupa a gerência do controle antidoping. Paulo Wanderley queria dividir a área de esportes, deixando Bichara com a parte de treinamento e Trajano com a médica, mas o diretor demitido nesta terça-feira era contra a mudança, mas não acredita que este tenha sido o motivo principal que causou sua saída.

“Temos pensamentos divergentes nisso também. Mas ele pode falar dos planos do COB para a área de esportes. Eu não posso falar mais. Mas não acho que seja só isso”, lamentou Jorge Bichara.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em COB