Siga o OTD

COB

Rafael Westrupp confirma candidatura à presidência do COB

Presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Rafael Westrupp oficializa candidatura. Hélio Meirelles Cardoso, do pentatlo moderno, também entra na disputa

Rafael Westrupp, presidente da CBT, será um dos candidatos na eleição do COB (Divulgação/Wimbledon/arquivo)

A eleição para presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil) conta com quatro chapas. Rafael Westrupp, presidente da CBT (Confederação Brasileira de Tênis) oficializou sua candidatura nesta sexta-feira (4). Ele irá concorrer contra Paulo Wanderley, que tenta a reeleição, contra o advogado Alberto Murray, ex-presidente do Conselho de Ética, e, de última hora, segundo o “UOL”, Hélio Meirelles Cardoso, presidente da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno.

Com isso, serão quatro chapas na eleição marcada para ser realizada em 7 de outubro. Para ser eleito, o candidato deve ter a maioria dos 49 votos. Até três turnos podem ser realizados.

Apesar da pandemia do coronavírus e o adiamento dos Jogos Olímpicos de 2020, o estatuto da entidade não permite o adiamento da eleição. O pleito tem que ser realizado no quarto ano do mandato. Também segundo o estatuto, a data da eleição tem que ser divulgada com no mínimo 30 dias de antecedência, como foi feito em 2020.

Rafael Westrupp e Emanuel

Na manhã desta sexta-feira, Rafael Westrupp e Emanuel Rego, como vice, oficializaram a candidatura da chapa COB+Forte.

“Encaramos esse desafio com muito entusiasmo em um momento tão importante da democracia do esporte olímpico brasileiro. Temos a oportunidade de participar de um pleito eleitoral em que, pela primeira vez na história, os atletas membros da comissão de atletas terão a plenitude do voto para eleger presidente e vice-presidente no COB”, afirmou ao oficializar a chapa.

emanuel westrupp chapa eleição COB
Medalhista olímpico com Ricardo, Emanuel está como vice na chapa de Westrupp (Divulgação/COB)

Em sintonia com seu novo parceiro, o medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, compartilha do mesmo sentimento de Rafael e sonha com uma nova realidade no COB.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Trabalhar em dupla sempre fez parte da minha rotina no esporte. Rafael e eu temos muitas coisas em comum e nos entendemos muito bem. Possuímos bons projetos para o futuro do COB e queremos estreitar o relacionamento com os atletas, dialogar melhor com as confederações, além de viabilizar o crescimento do esporte olímpico no cenário nacional”, afirmou Emanuel.

De última hora

Segundo o “UOL”, Hélio Meirelles Cardoso, do pentatlo moderno, e o medalhista olímpico Robson Caetano, como candidato a vice, apresentaram a quarta chapa para a eleição.

Robson Caetano pondera: "O brasileiro não é esportista" COB chapa
Robson Caetano entra como vice na chapa com Hélio Cardoso (Instagram/arquivo)

Inicialmente, Hélio estava no grupo que apoiava uma chapa com 12 confederações. Mas Westrupp se lançou candidato e rachou o grupo.

À frente do pentatlo moderno brasileiro desde 2002, Hélio é um dos presidentes que há mais tempo comanda uma confederação brasileira.

Mais em COB