Siga o OTD

Ciclismo Estrada

Rangel e demais brasileiros sofrem com montanha colombiana

No penúltimo dia de etapas da Volta da Colômbia, os brasileiros sofreram com a subida do Alto de Viño. Rangel foi o melhor colocado na prova

Na imagem, Vinicius Rangel pedalando no meio do pelotão na Colômbia.
Vinicius Rangel pedalando no meio do pelotão na Colômbia. Foto: Instagram/ @movistar_team/ @maximiliano_blanco

Não é à toa que muitos ciclistas de alto nível surgem na Colômbia ou vão treinar no país vizinho. A quinta e penúltima etapa do Tour Colômbia castigou os competidores com a chegada ao alto em uma montanha fora de categoria. Assim, entre os brasileiros que competem, Vinicius Rangel, da equipe Movistar, foi o melhor colocado, 42º, com mais de dez minutos atrás do vencedor.

Neste sábado (10), os ciclistas percorreram 138,3 km entre Cota e Alto del Viño. Mas a distância foi a menor das dificuldades que os atletas enfrentaram. Uma etapa com mais de 3400 metros de ascensão positiva e com uma chegada em subida de escalada de 30 km com uma inclinação média de 5,7%. A princípio, toda essa geografia tornou a etapa imprevisível e extremamente exigente, a considerar que a competição vem se desenrolando ao longo da semana.

Curiosamente, os dois primeiros da prova são de outro país que vem formando bons ciclistas e vizinho ao local da prova, são os compatriotas equatorianos Richard Carapaz (EF Education) e Klever Caicedo (Petrolike). Desse modo, Carapaz completou com 3h34min19 e Caicedo chegou com 13 segundos a mais no relógio. Entre os brasileiros, Vinicius Rangel cravou a 42ª colocação com 10min53 a mais que os vencedores.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Portanto, os compatriotas subiram para a segunda e terceira colocações na classificação geral, com 21 e 28 segundos a mais, respectivamente, que o líder Rodrigo Contreras (Nu Colombia). O colombiano tem uma soma de 18h12min de tempo acumulado. Rangel é o brasileiro melhor posicionado, com o 45º lugar, com 18min08 a mais que Contreras.

Demais brasileiros da prova

Além de Vinicius, o Brasil está representado com mais alguns ciclistas, sobretudo, Nicolas Sessler, que está correndo pelo país nessa prova. No entanto, Nicolas não esteve em seu melhor desempenho, desceu 15 postos e agora ocupa a 68ª colocação, com 29min52 a mais que o líder.

Em seguida, Victor de Paula é o 81º; Euller Magno, 87º; André Gohr, 103º; Lauro Chaman, 111º; João Pedro Rossi, 116º; Andrey Braguini, 120º; e Alessandro Guimarães, 129º.

Neste domingo (11) ocorre a última etapa entre Sopó e Bogotá, com 138,7 km de distância.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Ciclismo Estrada