Siga o OTD

Ciclismo Estrada

UCI tenta achar nova sede para o Mundial de Estrada

Competição estava prevista para acontecer em Aigle-Martigny, na Suíça, entre os dias 27 e 30 de setembro, mas foi cancelada por conta da pandemia; Volta da Espanha encerrará WorldTour após cancelamento na China

Governo Suíço ampia medidas de isolamento e cancela o Mundial de Ciclismo Estrada (Instagram/UCI_cycling)

A UCI (Federação Internacional de Ciclismo) está em busca de uma nova sede após o cancelamento do Campeonato Mundial de ciclismo estrada em Aigle–Martigny, na Suíça. O motivo foram as medidas do governo local em decorrência do coronavírus.

A competição estava prevista para ocorrer entre os dias 20 e 27 de setembro próxima à sede da UCI, mas o banimento de competições esportivas por parte do governo suíço na região foi prorrogado até o dia 30.

+SIGA O OTD NO YOUTUBE, NO INSTAGRAM E NO FACEBOOK

A Suíça vem adotando as medidas restritivas desde fevereiro em uma tentativa de conter a expansão do coronavírus no país.

Visitantes de mais de 45 países, incluindo o Brasil, estão agora sujeitos a um período de quarentena ao entrar na Suíça. O que significa dizer que muitos atletas não conseguiriam competir no Campeonato Mundial de ciclismo estrada.

“Estamos tristes e desapontados. Trabalhamos mais de dois anos para entregar um evento magnífico,” disseram em um nota oficial os co-presidentes do comitê organizador da competição Grégory Devaud and Alexandre Debons.

E agora, José?

Apesar da proximidade do evento, a UCI revelou que já está buscando um plano B para que o Campeonato Mundial de Ciclismo Estrada ocorra ainda em 2020.  

A prioridade será manter a competição na mesma data, em alguma outra cidade da Europa.

A decisão final será anunciada no dia primeiro de setembro. 

Mais um golpe duro

O WorldTour de 2020 da UCI agora será encerrado com a Volta da Espanha. É que a etapa de Guanxi, na China, também foi cancelada por conta do coronavírus.

A competição ocorreria entre os dias 5 e 10 de novembro, mas a organização pediu o cancelamento da etapa para UCI. O motivo foi a decisão do governo chinês de cancelar todos os eventos esportivos do país em 2020. Foi aberta uma exceção para os eventos-teste da Olimpíada de Inverno de Pequim-2022.

Isso significa dizer que a Volta da Espanha, uma das três grandes competições do circuito ao lado do Tour de France e do Giro D’Italia encerrará a temporada na Espanha entre os dias 20 de outubro e 8 de novembro. Isso se também não for cancelada por conta da pandemia.

A Federação Internacional de Ciclismo (UCI) busca nova sede para o Campeonato Mundial de Ciclismo Estrada após o cancelamento em Aigle–Martigny, na Suíça
Se ocorrer, Volta da Espanha encerrará o WorldTour em 2020 (Instagram/lavuelta)

Mais em Ciclismo Estrada