Principal ciclista paralímpico do país, Lauro Chaman roubou a cena nesta sexta-feira, primeiro dia do Campeonato Brasileiro de ciclismo pista para atletas convencionais. Ele foi campeão da prova de scratch e ainda ajudou a sua equipe a Soul Cycles/Santos, ficar em quarto lugar na perseguição. Quem também brilhou foi Marcella Toldi, de Indaiatuba, que ganhou o scratch feminino e foi campeã da perseguição por equipes.
- Bia ganha de virada e encerra indigesta série de derrotas
- WSL 2025 – Liga Mundial de surfe – Classificação em tempo real
- Corinthians x União Corinthians – NBB: quando e onde assistir
- Brasileiros caem na fase de grupos do WTT Contender Túnis
- Flamengo atropela Caxias no Jogo 1 das oitavas do NBB
+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP
Na prova masculina do scratch, apenas oito dos 17 que largaram terminaram a distância de 15 km. Lauro Chaman cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, seguido de Luan Carlos Rodrigues da Silva, de Indaiatuba, que conquistou a medalha de prata, e do paranaense Samuel Stachera, que competiu como atleta avulso e terminou na terceira colocação.
+ SIGA O OTD NO YOUTUBE, TWITTER, INSTAGRAM, TIK TOK, FACEBOOK E BLUESKY
Dois ouros para Marcella Toldi
No feminino, Marcella Toldi fez a festa de Indaiatuba, equipe dona da casa, ao ser campeã do scratch. Ela superou a concorrência de duas atletas da ABEC Rio Claro, que completaram o pódio. Lara Marinho ficou com a prata e Talita Oliveira com o bronze.
Marcella Toldi também ganhou a medalha de ouro na prova de perseguição por equipes. Ao lado de Ana Paula Polegatch, Carolina Nascimento e Larissa de Lima, ela conquistou sua segunda vitória no dia. A medalha de prata ficou para Soul Cycles-Santos representada por Alice Tamirys Melo, Amanda Kunkel, Ana Paula Finco, Ana Carolina Leal e Thayná Lima. Em terceiro lugar terminou ABEC Rio Claro, que contou na prova com Gisele Gasparotto, Lara Marinho, Nicolle Borges e Talita Oliveira.
Quem ficou perto da ganhar sua segunda medalha no dia foi Lauro Chaman. Ele competiu na perseguição por equipes masculina ao lado de Lucca Marques Silva, Peterson Fernandes e Thalles Fernandes, mas a Soul Cycles-Santos perdeu a disputa do bronze para a equipe mista, formada pelos avulsos Cristian Egídio da Rosa, Flávio Cipriano, Werik Domingos e Samuel Stachera.
O título, assim como no feminino, foi conquistado por Indaiatuba, que contou com Armando Camargo, Endrigo Pereira, Luan Rodrigues Silva, Diego Mendes e Edson Ponciano. Eles derrotaram na final a Swift Pro Cycling de Kácio Freitas, Matheus Constantino, Otávio Gonzeli, Felipe Marques e Rafael Paula Braga.
Soul Cycles/Santos domina as provas de velocidade
Se as provas de perseguição foram dominadas por Indaiatuba, a Soul Cycles/Santos deu show na velocidade por equipes e faturou o título nos dois naipes. João Vitor da Silva, Daniel Henrique Brito e Mauro Aquino foram campeões do masculino, enquanto Ana Júlia Santos Alves, Maria Tereza Muller e Thayná Lima faturaram o título no feminino.
Clube Maringaense e ABEC Rio Claro completaram o pódio entre os homens, enquanto a Associação Ciclística Rolandense e a equipe mista ficaram, respectivamente, com prata e bronze entre as mulheres.
O Campeonato Brasileiro de ciclismo pista terá seu segundo dia neste sábado. Estão marcadas a disputa de quartas de final, semifinal e final das provas individuais de velocidade. Também serão disputadas a Omnium feminina, além de Eliminação e Madison do masculino.
Destaque deste primeiro dia, Lauro Chaman vai disputar neste sábado a prova de eliminação.