Siga o OTD

Ciclismo de Pista

Brasileiro de base já tem vencedores em Maringá

Provas por equipes foram destaque no primeiro dia de competições. Evento está reunindo as principais promessas do país com idade entre 12 e 18 anos

Ciclismo de pista de base
(Luis Claudio Antunes/CBC)

O Velódromo de Maringá recebeu as primeiras disputas do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista de base nesta terça-feira (9). Evento está reunindo as principais promessas do país com idade entre 12 e 18 anos.

A programação contou com as finais das provas de Velocidade Por Equipes e Perseguição Por equipes, que definiram cinco novos times campeões nacionais. Além das fases classificatórias para as provas de velocidade individual das categorias Infantojuvenil e Juvenil.

As primeiras medalhas do Brasileiro de Ciclismo de Pista de base foram distribuídas na prova de Velocidade Por Equipes feminino. As categorias competiram juntas, com times mistos, e a vitória ficou com a equipe formada por Amanda Kunkel (Clube Maringaense de Ciclismo) e Julia Maria Constantino (Clube Ciclístico Araponguense), que cravaram o tempo de 38s90 e garantiram a medalha de ouro.

Ana Julia Alves e Luana Ferreira, da Prefeitura Municipal de Rolândia, fizeram 41s359 e conquistaram a prata, enquanto Luiza Euzebio e Jennifer Antunes, da SMELJ/Curitiba, levaram o bronze com 42s869.

Na prova de Velocidade Por Equipes masculina do Brasileiro de Ciclismo de Pista de base, os atletas da Junior pedalaram forte. A equipe ABEC/Rio Claro conquistou a medalha de ouro com os ciclistas Gabriel de Oliveira Santos, Gustavo Santana Arruda e Jhonata de Lima. O trio, conquistou a primeira colocação com o tempo de 53s611, terminando pouco mais de 7 décimos a frente dos atletas do Instituto Athlon, que marcaram 53s617. O bronze ficou com a equipe mista Black Arrow/Memorial Santos, com 54s116.

“A nossa equipe fez uma preparação muito intensiva para o campeonato. Estamos confiantes e os resultados do primeiro dia mostra que estamos no caminho certo. Ainda teremos muitas provas pela frente e agora é continuar focado e brigando pelas primeiras colocações”, comentou Jhonata, que está no seu último ano de júnior.

Entre os destaques da prova de Perseguição Por Equipes masculino, que aconteceu com categoria única, a equipe Associação Ciclística Desportiva ficou com a medalha de ouro, conquistada sobre a ABEC/Rio Claro, segunda colocada. O Instituto Athlon/São José dos Campos completou o pódio em terceiro lugar.

Já no feminino, o ouro ficou com a equipe mista Clube Londrinense de Ciclismo/Time Raiza Goulão, seguida pela equipe da Prefeitura Municipal de Rolândia e da equipe mista Memorial Santos/São Francisco Saúde Ribeirão Preto, segunda e terceira colocadas, respectivamente.

“Hoje iniciamos as provas no Velódromo e estou muito feliz com os resultados alcançados pela nossa equipe da Prefeitura Municipal de Rolândia. Conseguimos a prata na prova de Perseguição Por Equipes, que exige muita concentração e regularidade de todas as atletas. Nos próximos dias iremos continuar focadas e lutando para representar Rolândia da melhor forma, destacou Vitória.

A programação do Campeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista de base segue nesta quarta-feira (10). O evento é aberto ao público e conta com entrada franca.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Ciclismo de Pista