Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

 

Campeões do XCO são definidos na finalização do Brasileiro



As provas, de diferentes níveis e naipes, foram marcadas por reviravoltas que consagraram os novos campeões



Ciclistas durante o Campeonato Brasileiro de mountain bike de Congonhas, na categoria XCO
Facebook/CBC

O Campeonato Brasileiro de mountain bike XCO 2025 chegou ao fim neste domingo (29), em Congonhas (MG). O torneio consagrou José Gabriel Marques e Karen Fernandes Olimpio como os grandes campeões da prova de XCO da elite nacional. Com um circuito exigente, o último dia de provas entregou grandes disputas e confirmou o alto nível do mountain bike brasileiro.

No feminino, Karen Olimpio foi o grande nome do final de semana. Depois de vencer na sexta-feira (27) a prova do Short Track (XCC), ela voltou a subir ao lugar mais alto do pódio neste domingo. Na disputa do XCO, Karen se destacou logo nas primeiras voltas ao se desgarrar do grupo principal, formando uma fuga com Giuliana Morgen e Raiza Goulão. O trio se alternou na liderança durante boa parte da prova, mas, na última volta, Karen impôs um ritmo mais forte e seguiu sozinha até a vitória. Raiza Goulão terminou em segundo lugar, e Giuliana Morgen completou o pódio na terceira colocação.

“Esse final de semana foi incrível. Conquistar os dois títulos, do Short Track e do XCO, é muito especial para mim. A prova de hoje foi estratégica e bastante dura, com grandes adversárias. Quando vi que tinha forças na última volta, arrisquei tudo e consegui abrir. Estou muito orgulhosa do meu desempenho e do trabalho que venho fazendo com minha equipe”, comentou Karen.

POR POUCO

Entre os homens, a prova da elite de XCO foi marcada por reviravoltas. José Gabriel se manteve entre os líderes desde o início, num grupo que também contava com Ulan Galinski, Alex Malacarne, Luiz Cocuzzi e Gustavo Xavier. Ulan, atual campeão, sofreu um furo no pneu dianteiro e precisou parar para trocar a roda, perdendo tempo precioso. Apesar de uma impressionante recuperação, o atleta cruzou a linha de chegada em segundo lugar.

Já Alex Malacarne, que vinha em forte perseguição a José Gabriel nos quilômetros finais, chegou a alcançar o líder e até assumiu a ponta, mas sofreu uma queda em um dos obstáculos na reta final, encerrando a prova na terceira colocação. José Gabriel manteve a concentração até o fim e confirmou o título nacional com muita emoção.

“Foi uma prova muito intensa, com muitos atletas fortes disputando a liderança. Quando consegui abrir vantagem nos quilômetros finais, sabia que precisava manter o foco e não cometer erros. Ganhar esse título representa muito pra mim. Estou muito feliz e emocionado, eu sonhei com esse momento, eu idealizei cada detalhe”, destacou José Gabriel.

+ SIGA O CANAL DO OLIMPÍADA TODO DIA NO WHATSAPP

BASE FORTE

As categorias de base também estiveram presentes neste domingo. Na categoria juvenil, Kauã Pedro dos Santos (masculino) e Hani Rodrigues Barbar (feminino) foram os campeões. Por fim, na júnior, quem levou o título foram Miguel Elias Urrea Volpini (masculino) e Anna Vitória de Oliveira Vieira (feminino).

*Informações da Confederação Brasileira de Ciclismo

Carioca da gema com 20 anos nas costas. Sou apaixonado por esportes (sem nenhuma surpresa, já que a escolha do meu nome foi em homenagem a um jogador) e estou graduando jornalismo na UNISUAM.

Mais em Ciclismo Mountain Bike