Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Raiza Goulão e Luiz Cocuzzi dominam CiMTB Nova Lima

Raiza Goulão e Luiz Cocuzzi venceram o Short Track (XCC) e repetiram o feito no Cross Country Olímpico (XCO) no CiMTB Nova Lima

Raiza Goulão e Luiz Cocuzzi vencem em Nova Lima
Raiza Goulão e Luiz Cocuzzi vencem em Nova Lima (Alemão Silva/CiMTB)

A goiana Raiza Goulão e o paulistano Luiz Cocuzzi dominaram a etapa de Nova Lima da da Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB). Os dois ciclistas venceram na sexta-feira o Short Track (XCC) e repetiram o feito neste domingo ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar no Cross Country Olímpico (XCO).

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Super Elite Feminina

A disputa da Super Elite Feminina teve ao final da primeira volta cinco atletas destacadas no pelotão da frente, revezando posições: Raiza Goulão, Hercília Najara, Giugiu Morgen, Isabella Lacerda e Karen Olimpio. Com pouco mais de 15 minutos, o ritmo ficou mais rápido e Karen e Isabela acabaram ficando um pouco para trás, com o trio formado por Raiza, Hercília e Giugiu andando juntas até a penúltima volta. Foi aí que Raiza atacou e conseguiu abrir um certo gap para as duas concorrentes, para vencer com o tempo de 1h16min48. 

“Senti que precisava largar com ritmo mais forte, como é nas provas internacionais. Inclusive, a mexicana (Erika Monserrath) iniciou forte e já deu uma apimentada na primeira volta. Depois, foi a vez de eu acelerar e aí dividimos o grupo para apenas três atletas, comigo e Hercília mais na ponta do que a Giugiu, que foi forte e sustentou grande parte junto de nós duas. É muito bom ver uma sub-23 (Giugiu) andando tão forte. Numa pista física como essa de Nova Lima, não dava para tirar vantagem nas partes técnicas, então nas primeiras cinco voltas pensei onde poderia ser o ataque e na sexta ataquei. A Hercília é uma atleta muito dura e não me deixou escapar fácil, ou seja, sabia que não poderia subestimá-la nunca. Saldo bem positivo no final de semana”, avaliou Raiza Goulão.

Ranking olímpico

Com as vitórias no Short Track e Cross Country Olímpico, Raiza somou mais 70 pontos nos rankings olímpico e mundial, visando garantir a vaga brasileira entre as mulheres nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Tanto na CiMTB Nova Lima, como na próxima etapa da competição, em Araxá, os pontos conquistados valem para definição de vagas na principal competição esportiva do mundo, por estarem dentro do período de dois anos do ciclo olímpico.

“Agora tenho que entregar tudo nas competições que terei entre abril e maio. Entre elas, duas etapas importantes em Araxá, a Copa do Mundo e a CiMTB. Foi lá que fiz minha primeira grande prova fora do Estado de Goiás, no início da década passada. Primeiros grandes resultados e abertura para minha carreira profissional. Altos e baixos lá, são muitas histórias. Ter a Copa do Mundo em Araxá, será encerrar abril com chave de ouro, para depois disputar o Pan-Americano nos Estados Unidos e a Copa do Mundo da República Tcheca, competição esta que encerra o ciclo olímpico de Paris”, finalizou Raiza Goulão.

Super Elite Masculina

Entre os homens, o enredo foi bastante parecido ao da Super Elite Feminina. No entanto, os atletas que estiveram no pelotão dianteiro durante a maior parte da corrida chegaram bastante próximos ao final das 9 voltas. Apenas cinco segundos separaram os quatro primeiros colocados. Luiz Cocuzzi venceu com o tempo exato de 1 hora e 23 minutos, seguido de José Gabriel Marques (1h23min03), Alex Malacarne (1h23min04) e Diego Arias (1h23min05). Este quarteto esteve junto a prova toda, enquanto ciclistas como Jhonnatan Botero (COL), Hilvar Calderon (COL), Mario Couto e Nicolas Machado foram aos poucos perdendo fôlego na disputa.

“Foi uma prova inteira com o pelotão da frente andando junto. O sol estava forte, então foi uma corrida muito quente o tempo todo. O pelotão estava bem forte então tinha que poupar energia para o final. Fiquei muito feliz com o resultado”, destacou Luiz Cocuzzi. “Há algum tempo eu não ganhava o XCO na CiMTB. Venci as duas na primeira etapa, então agora sou o líder. Vamos descansar, para o que vem pela frente nas etapas da Copa do Mundo”, completou.

“Encaixei bem os treinos no começo do ano. Ano passado fiquei doente e perdi um pouco o fio da meada, então trabalhei forte para voltar com a alta performance. Fato é que o corpo está respondendo bem. Estou muito feliz e feliz com minha equipe Audax e com o apoio da minha família”, disse Luiz Cocuzzi. “Araxá sempre foi especial, sempre com uma grande pontuação em jogo, desde a época em que era SHC (Stage Hors Class). O Rogério sempre inovou e agora trouxe mais uma etapa da Copa do Mundo. Agora é trabalhar para ter em abril uma grande performance”, concluiu o campeão.

Fundador e diretor de conteúdo do Olimpíada Todo Dia

Mais em Ciclismo Mountain Bike