Siga o OTD

Henrique Avancini, Luiz Henrique Cocuzzi e Ulan Galinski disputaram o a final do XCC no Mundial de Mountain Bike

Ciclismo Mountain Bike

Henrique Avancini é vice-campeão do primeiro Mundial de XCC

Na primeira edição do Mundial de short track, Henrique Avancini luta até o fim e termina com a medalha de prata

(Reprodução)

Henrique Avancini é vice-campeão do primeiro Mundial de XCC

No primeiro Campeonato Mundial de short track de mountain bike, Henrique Avancini se tornou vice-campeão do mundo nesta quinta-feira (26). Em Vale di Sole, na Itália, o brasileiro se manteve no pelotão da frente durante toda a prova do XCC, disputou até o fim e terminou na segunda colocação, por 0.02.

“Tem sido uma temporada difícil para mim por muitas razões e estar de volta às corridas e brigando pelo título mundial significa muito para mim. Eu estava visando a camisa colorida [de campeão do mundo], mas fiz uma boa corrida. Tudo dentro da expectativa, menos o final do Blevins, não via ele antes e isso foi crucial para o resultado da corrida. Ele merece, provavelmente o corredor mais talentoso, então se perder para um cara como ele, me faz me sentir menos pior. Mas foi ótimo estar aqui, me sentindo bem comigo mesmo”, disse Avancini depois da prova.

Entre os outros brasileiros, Luiz Henrique Cocuzzi largou muito bem, mas não terminou a prova. E o jovem Ulan Galinski, que começa a figurar na elite mundial, ficou em 33º lugar.

A prova

Henrique Avancini, Luiz Henrique Cocuzzi e Ulan Galinski disputaram o a final do XCC no Mundial de Mountain Bike
(Michele Mondini)

Largando da primeira fila, Henrique Avancini saiu bem e logo tomou a segunda posição. O brasileiro mantinha um ritmo bom e controlova a prova, se mantendo entre os primeiros colocados. Quem também largou muito bem foi Luiz Henrique Cocuzzi, que fechou a primeira volta em quinto lugar, uma posição a frente do próprio Avancini.

No decorrer da prova, Henrique se alternava na liderança do pelotão com seu companheiro Alan Hatherly. Depois, a briga do brasileiro foi com o Ondrej Cink da República Tcheca. Na penúltima volta, Maximilian Brandl passou a frente e abriu bastante, enquanto Avancini caiu para quarto.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Logo depois, ele se recuperou e lutou até o fim entre os primeiros do pelotão. No finalzinho, Christopher Blevins, dos Estados Unidos, tomou a frente e cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido de Henrique Avancini.

Vale lembrar que esse é o primeiro torneio de Henrique Avancini depois dos Jogos de Tóquio, quando fez a melhor colocação brasileira na história do MTB. Além disso, Vale di Sole é um local especial para o brasileiro, já que foi onde ele faturou o título mundial de maratona, assim como o seu primeiro pódio em Copas do Mundo.

No feminino, Letícia Cândido foi a única representante do Brasil no short track, mas acabou não terminando a prova depois de tomar três voltas das líderes, ficando em 32º lugar. A campeã foi decidida no photo finishi e Sina Frei levou a melhor sobre Eve Richards. Além disso, na categoria júnior, Luiza Cocuzzi largou por último e terminou em 48º lugar no seu primeiro Mundial de mountain bike.

Agora, os brasileiros voltam a entrar em ação neste sábado (28) para a disputa do Cross Country Olímpicos (XCO). A largada feminina acontece às 7h40 (horário de Brasília), enquanto a masculina será a partir das 10h25 (horário de Brasília)

Mais em Ciclismo Mountain Bike