Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Com Avancini, evento reúne estrelas do MTB do Brasil.

Denominada Desafio dos Gigantes, a competição reúne neste final de semana 40 atletas brasileiros do ciclismo MTB. Acompanhe a transmissão

Os ciclistas brasileiros de mountain bike, enfim, voltaram a competir. Depois de cinco meses, 40 atletas de MTB disputam neste fim de semana o evento denominado Desafio dos Gigantes. Com a presença de Henrique Avancini, campeão mundial e segundo colocado do ranking, as disputas começaram no sábado (15) com duas provas. Já neste domingo (16), as disputas finais contam com a transmissão do canal “BandSports” e do canal do Youtube do Pra Quem Pedala (youtube.com/praquempedala), às 20h. Acompanhe a transmissão do evento.

+ Pandemia adia ultramaratona de Porto Seguro para 2021

O Desafio dos Gigantes foi aberto apenas para convidados e estarão presentes 25 homens e 15 mulheres. Serão quase R$ 10 mil de premiação divididos de forma igualitária entre os atletas de ambos os gêneros. O vitorioso será aquele que marcar mais pontos na soma das quatro provas. No sábado, os ciclistas disputarão a UP&DH Eliminator e a MTB Criterium. Já no domingo as provas serão UP Hill Eliminator e Short Track.

Assista ao primeiro dia de provas realizadas no sábado

Traçado atípico

Além de Henrique Avancini, o evento contará com mais quatro brasileiros entre os 100 melhores do mundo no ciclismo MTB. Entre os homens, estarão Luiz Henrique Cocuzzi (50º), Guilherme Muller (56º) e Sherman Trezza (99º). Já entre as mulheres a protagonista é Raiza Goulão (48ª). O atleta José Gabriel, 102º do mundo, também vai competir e já conheceu pista.

+ Coronavírus faz CBC cancelar competições do Brasil em 2020

“A pista é muito atípica, diferente do que estamos acostumados e com muito ganho de elevação em um trecho rápido. Tenho certeza que todos irão sofrer na subida e também na descida. Alguns trechos tão técnicos que lembram etapas da Copa Do Mundo”, comentou Gabriel, que estará em ação no Desafio dos Gigantes e esteve na pista nesta quinta-feira (13).

José Gabriel Ciclistas Brasileiros Mountain Bike MTB Desafio dos Gigantes Henrique Avancini
José Gabriel conheceu a pista do Desafio dos Gigantes nesta quinta-feira (Tiago Giordani/Divulgação)

Cuidados com a pandemia

Em função da pandemia de coronavírus, o evento Desafio dos Gigantes está tomando todos os cuidados e elaborando estratégia de segurança em parceria com a vigilância sanitária, Prefeitura, Federação de Ciclismo e organização. O objetivo é ter atenção aos detalhes para que tudo ocorra dentro das normas visando à saúde de todos os envolvidos.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

A competição não contará com a presença de público, apenas os ciclistas MTB e staff podem estar na área da prova. Para serem liberados, os envolvidos tiveram que apresentar o teste de coronavírus com resultado negativo. Somente desta forma é que serão autorizados e entrarem no espaço destinado a prova. Os integrantes da organização passaram pelos testes e serão obrigados a utilizarem máscaras durante o evento.

“A bicicleta vive um momento de pleno crescimento no Brasil e no Mundo, e nosso esporte profissional esta parado faz 150 dias, criamos estratégias para seguir com segurança e alcançar este novo público que chegou no mundo da bike”, disse Felipe Avelar, idealizador do projeto Desafio dos Gigantes.

Raiza Goulão Ciclistas Brasileiros Mountain Bike MTB Desafio dos Gigantes Henrique Avancini
Raiza Goulão é a única mulher brasileira entre as 100 melhores do mundo do ranking de MTB (Reprodução)

Mais em Ciclismo Mountain Bike