Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Pandemia adia ultramaratona de Porto Seguro para 2021

A ultramaratona, que estava marcada para outubro deste ano, sofreu a mudança de data devido à pandemia de coronavírus

Brasil Ride Ciclismo Coronavírus 2021
Com a mudança devido ao coronavírus, a Brasil Ride está agendada de 17 a 23 de outubro do ano que vem (Fabio Piva/Brasil Ride)

A 11ª Brasil Ride 2020, ultramaratona de ciclismo mountain bike, que estava marcada para ser realizada no mês de outubro, foi adiada para 2021 devido à pandemia de coronavírus. No Brasil, até o momento, nenhuma prova de ciclismo pode ser realizada antes do início de agosto, o que inviabiliza a organização do evento. Com a mudança, a competição está agendada de 17 a 23 de outubro do ano que vem.

+ Henrique Avancini aposta no mental para chegar forte em 2021

Os organizadores da Brasil Ride levaram em consideração as regras acordadas pelas entidades que administram o esporte. A UCI (União Ciclística Internacional), a CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo), e os órgãos dos governos estadual da Bahia e municipal de Porto Seguro (BA) foram consultados antes de a decisão ser tomada.

“Obviamente não era a notícia que gostaria de dar, mas é a mais prudente para o momento. Após uma análise envolvendo UCI, CBC, Estado da Bahia e Prefeitura de Porto Seguro, bem como a nossa equipe de trabalho, pensando nos novos protocolos exigidos, concluímos que não é seguro e nem viável realizar o evento em outubro de 2020”, explicou Mario Roma, fundador da Brasil Ride.

+ Leandrinho pede dicas a Avancini para pedalar em ação solidária

“Assim, o adiamos para 2021. Lamento muito, mas acredito que segurança e bem-estar das pessoas é o mais importante”, acrescentou Mario Roma. Em 2019, os campeões da Brasil Ride foram Tiago Ferreira (POR) e Hans Becking (HOL), no masculino, e Viviane Favery e Tânia Clair Pickler no feminino.

Logística afetada pelo coronavírus

Brasil Ride Ciclismo Coronavírus 2021
O evento é realizado em sete dias e reúne por volta de 500 competidores (Josue Fernandez/Brasil Ride)

A Brasil Ride é um evento que envolve muitas pessoas e com uma logística complexa que demanda tempo para tornar a disputa viável. De acordo com dados da organização, a competição conta com cerca de 300 profissionais trabalhando e outros 500 competindo nos sete dias, além de mais de 2.000 ciclistas na disputa que encerra o cronograma, no sábado, em um fim de semana que Arraial d’Ajuda chega a ter por volta de 8.000 pessoas.

+ Maior nome da modalidade, Lauro Chaman busca ouro em Tóquio

“São quase 6.000 refeições servidas durante o evento, ou seja, quem já foi sabe do que estamos falando. Seria impossível de ser realizada. Uma infraestrutura gigantesca em Guaratinga e Arraial. Talvez até lá as coisas estejam melhores, torço para que sim, mas não é correto da nossa parte deixar os atletas se planejarem para algo que não é certo que vá ocorrer”, disse Mario Roma.

Os competidores que já fizeram suas inscrições para a Brasil Ride deste ano estão automaticamente inclusos na prova que será realizada em 2021. “É realmente impensável, na situação atual e a curto prazo (30 a 60 dias) e médio prazo (60 a 100 dias), realizar uma prova de etapas no Brasil com segurança”, apontou.

+ SIGA O OTD NO FACEBOOKINSTAGRAMTWITTER E YOUTUBE

“Todos que conhecem a Brasil Ride sabem qual nossa única regra: #respeito. E é com base nessa regra que decidi, com tristeza, não realizar a Brasil Ride 2020”, concluiu Mario Roma. Na Bahia, estado que a prova é disputada, o coronavírus já infectou mais de 110 mil pessoas e soma 2.584 óbitos.

Mais em Ciclismo Mountain Bike