Siga o OTD

Ciclismo Mountain Bike

Coronavírus cancela maior prova de ultra maratona do mundo

Principal ultra maratona de mountain bike, Cape Epic não realizará a edição de 2020 por causa do coronavírus.

Henrique Avancini Divulgação CApe Epic

Assim como a grande maioria dos eventos esportivos internacionais, a Cape Epic 2020 sucumbiu à pandemia de coronavírus que assola o planeta e foi cancelada. Principal prova de ultra maratona de mountain bike no mundo, tradicionalmente realizada na África do Sul, a disputa contaria com Henrique Avancini entre os favoritos.

Em nota oficial divulgada no site da Cape Epic, na última sexta-feira (13), a organização do evento confirmou o cancelamento da edição. “Preocupados com a saúde e a segurança de nossos ciclistas e de outras partes interessadas, seguindo recomendações recentes recebidas do governo do Cabo Ocidental, não temos outra opção a não ser cancelar o épico Absa Cape Epic em 2020 devido à pandemia do COVID-19 (Coronavírus).”

O evento começaria no domingo, 15 de março, na Table Mountain, e terminaria no dia 22 de março em Paarl, depois de viajar para Ceres, Tulbagh e Wellington, percorrendo cerca de 700 km ao longo de terrenos desafiadores e acumulando mais de 15 mil metros de altimetria.

A Cape Epic é disputada em duplas e, mais uma vez, Avancini teria ao seu lado o atleta alemão Manuel Fumic, parceiro de equipe na Cannondale Factory Racing. Desde 2016, eles competem juntos na prova da África do Sul.

Pelas regras da competição, a dupla de ciclistas devem permanecer próxima, com tolerância máxima de dois minutos de um para o outro. Caso essa regra seja desobedecida, a dupla é punida com uma hora de penalidade adicionada ao tempo final. Após três punições, a dupla é eliminada.

O ciclista brasileiro nunca conquistou a competição, mas já bateu na trave algumas vezes. Na edição de 2019, Avancini terminou com o vice. Em 2018, a dupla do brasileiro ficou com o terceiro lugar.

Kevin Vermaak, fundador do Cape Epic, também comentou o cancelamento. “Dei este passo com o coração pesado, mas a saúde e a segurança de todos envolvidos no evento tem que ser a prioridade. Às seis da tarde de hoje recebemos um conselho oficial do governo”.

Mais em Ciclismo Mountain Bike