Siga o OTD

Caratê

Brasil fatura medalha de bronze no 1º dia do Pan de Panamá

Adam Ramos bate colombiano e conquista a medalha de bronze no Pan-Americano. No kata feminino em equipe, time brasileiro disputa final neste sábado (23)

Reprodução/Instagram

Foi dada a largada para a disputa do Pan-Americano de caratê, que está sendo disputado no Panamá. No primeiro dia de competições, os brasileiros bem que tentaram, mas apenas Adam Ramos conquistou uma medalha: bronze na conta após vitória sobre rival colombiano.

Adam avançou com autoridade durante as fases classificatórias da categoria +84kg. Primeiro, passou por Jorge Beltrán, do Peru, pelo placar de 1 a 0. Na sequência, na luta com o dono da casa Cristian Tello, empate em 0 a 0 e classificação nos critérios de desempate. Diante de Anel Castillo, da República Dominicana, 6 a 4. Por fim, nas semifinais, enfrentou o chileno Rodrigo Rojas. Com a vantagem de 1 a 0 e o controle do combate, o brasileiro acertou o adversário com força na tentativa do segundo ponto e acabou desclassificado por excesso de contato.

Na briga pelo bronze, Adam Ramos dominou e não deu chances para Enrique Gotera, da Colômbia. Para compensar a eliminação anterior, placar de 8 a 0 e medalha de bronze garantida no Pan-Americano.

Confira todos os resultados do Brasil nesta quinta-feira:

Kata individual

Quatro brasileiros participaram das disputas de kata individual. Apesar de passarem da primeira fase, Nicole Mota, Clau Aguiar, Williames Souza e Rafael Santos caíram logo em seguida.

Kata em equipe

O time feminino também conquistou ótimo resultado para o Brasil. No Panamá, a equipe formada por Sabrina Pereira, Carolaine Pereira e Izabel Viera conseguiu confirmar um lugar na grande decisão da categoria, que acontece no próximo sábado (23). As peruanas serão as rivais na final.

A equipe masculina teve bom avançou, mas por pouco não conquistou resultados ainda mais expressivos. Lucas Santos, Victor Mota e Guilherme Silva participaram da briga pelo bronze. No entanto, com mínima diferença na pontuação, a medalha escapou e caiu em mãos colombianas.

Kumite feminino – até 61kg

Com a mesma de atletas experientes e novatas, novamente o Brasil ficou no quase. Erica Souza, carateca da Seleção Brasileira, caiu logo na estreia frente Xhunassi Caballero, do México.

Com apenas 18 anos, Taís Oliveira cresceu durante a competição e brigou muito na semifinal. Apesar da grande sequência, perdeu por 4 a 1 para Marillela Arreola, também do México. Ainda com a expectativa do bronze, Taís sofreu o revés por 7 a 1 para a dominicana Medina Diaz.

Kumite feminino – até 68kg

Gabrielle Sepe e Barbara Rodrigues conseguiram avançar até as quartas de final, mas foram derrotas. Caso as rivais triunfassem na semifinal, as brasileiras poderiam disputar a medalha de bronze. Infelizmente, isso não aconteceu.

Kumite masculino – até 75kg

Por fim, o Brasil contou com a juventude nesta categoria. Marco dos Anjos (perdeu para o chileno Matias Fontes por 1 a 0) e Alisson Sobrinho (derrota por 4 a 0 para Mohammad Nikbakhsh, do Canadá) foram eliminados ainda nas oitavas de final da competição.

Mais em Caratê