Siga o OTD

Pan 2019

Douglas Brose, Jéssica de Paula e equipes de kata vão ao Pan

Os caratecas Douglas Brose e Jéssica de Paula, além das equipes de kata masculina e feminina garantiram vaga para o Pan-Americano. A classificação saiu de qualificatória disputada no Panamá

Douglas Brose se classifica para a final em Guadalajara

Os caratecas Douglas Brose e Jéssica de Paula garantiram nesta quarta-feira 20 vaga para o Pan-Americano de Lima 2019. A classificação saiu de qualificatória disputada no Panamá. Ele vai no até 60kg, e ela no até 50kg.

Além deles, as equipes de kata masculina (Victor Mota, Guilherme Silva e Lucas Santos) e feminina (Carolaine Pereira, Sabrina Pereira e Izabel Viera) também carimbaram o passaporte.

“Só o começo de uma caminhada. Feliz pela vaga, mas meu objetivo é o ouro em Lima”, falou Douglas, com exclusividade para o OTD.

O primeiro Pan Americano que o bicampeão mundial Douglas Brose disputou foi no Rio em 2007 e ficou com o bronze. Quatro anos mais tarde repetiu o resultado em Guadalajara.  Em 2015 conquistou seu primeiro ouro, no Pan Americano de Toronto. Sempre na categoria até 60kg.

Jéssica, por sua vez, vai ao primeiro. “Fiquei bem emocionada de conseguir realizar o sonho de disputar os Jogos Pan. Se eu ganhar lá vou dar mais um passo lá pra frente. Quem sabe não consigo mais patrocínio, mais visibilidade… Esse tem sido meu melhor ano”, disse ela, para o globoesporte.com.

Douglas, Jéssica e os times de kata se juntam aos atletas já classificados via jogos sul-americanos Vinícius Figueira (67kg), Hernâni Veríssimo (75kg), Nicole Mota (kata), Williames Santos (kata), Valéria Kumizaki (55kg), Érica Santos (61kg) e Gabrielle Sepe (68kg). Assim, teremos atletas em 11 das 14 categorias.

Campanhas para a vaga em Lima

Para garantir a vaga, Jessica venceu a cubana Dayana Prada, por 4 a 0, e Ana Mendez, da Nicarágua, por 2 a 0.

Douglas sofreu mais. Empatou em 1 a 1 o primeiro duelo, contra o canadense Amir Khalegpanh, ficando com a vitória por ter feito o primeiro ponto. Na segunda luta saiu perdendo para o salvadorenho Alejandro Jurado, mas conseguiu a virada que garantiu a vaga.

Nos katas, tanto o feminino quanto o masculino ficaram com a segunda colocação. Victor Mota, Guilherme Silva e Lucas Santos anotaram 21.62 pontos e só foram superados pelos colombianos. Já Carolaine Pereira, Sabrina Pereira e Izabel Viera fizeram 22.36, ficando atrás apenas da República Dominicana. Os quatro países estão classificados.

Kaique Rodrigues, atual vice-campeão pan-americano, Isabela Rodrigues e Marcelo dos Santos disputaram a seletiva, mas não conseguiram a vaga.

Jornalista com mais de 20 anos de profissão, mais da metade deles na área de esportes. Está no OTD desde 2019 e, por ele, já cobriu 'in loco' os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, além dos Jogos Pan-Americanos de Lima e Santiago

Mais em Pan 2019