Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Rufino e Mari Santilli fecham Copa Brasil com dois ouros

Fernando Rufino e Mari Santilli venceram as provas da canoa e do caiaque e confirmaram vaga no Mundial

Na imagem, Fernando Rufino comemorando mais uma conquista na paracanoagem.
Fernando Rufino comemorando mais uma conquista na paracanoagem. Foto: Divulgação/ CBCa

Fernando Rufino e Mari Santilli foram os grandes destaques da primeira etapa da Copa Brasil de paracanoagem, encerrada em Brasília neste domingo (03). Cada um deles conquistou duas medalhas de ouro e confirmaram suas classificações para o Mundial da modalidade, que ocorrerá em maio, na Hungria.

Bicampeão mundial e atual campeão paralímpico na prova do VL2 200m, Fernando Rufino sobrou na canoa e conquistou a medalha de ouro em Brasília, marcando 51s91, três segundos a frente de Igor Tofalini, que foi medalhista de prata no Mundial passado. O bronze da disputa ficou com Oscar Filho, que marcou 55s53.

Pouco menos de trinta minutos depois, Rufino voltou à água da Lagoa Paranoá, no Parque Deck Norte, para disputar a final do KL2 200m. Assim como na canoa, o Caubói de Aço foi dominante e venceu a disputa com 44s17, ficando a frente de Uilian Mendes, prata com 45s85, e de Flavio Reitz, bronze com 47s17.

Já Mari Santilli levou o ouro no VL3 200m, prova na qual ela medalhista mundial de bronze nos últimos dois anos, neste domingo (03). Depois de vencer o KL3 na véspera, ela sobrou na final da canoa e venceu com 1min02s11, três segundos a frente de Thais Freitas, que foi prata. Erisangela Toniolo levou o bronze, com 1min05s27.

Outros vencedores

Outras três finais fecharam a Copa Brasil de paracanoagem, em Brasília, neste domingo. Giovane Vieira de Paula, atual vice-campeão paralímpico, confirmou o favoritismo e venceu o VL3 200m, marcando 51s23, dois segundos a frente de Tcharles Besing, que foi prata. Osvaldo Alves levou o bronze, com 55s13.

Adriana Gomes de Azevedo, a Drica, levou o ouro no VL1 200m, em uma chegada muito apertada. Ela venceu com 1min01s36, apenas cinco décimos a frente de Ana Claudia Borges, prata com 1min01s89. Por fim, Miqueias Rodrigues ganhou o KL3 200m masculino, com 40s86. Jean Panucci foi prata com 42s91.

Vale destacar que a primeira etapa da Copa Brasil de paracanoagem serviu como seletiva para o Mundial da modalidade, que ocorrerá em Szeged, na Hungria, entre 9 e 11 de maio. O Mundial, por sua vez, será classificatório para os Jogos Paralímpicos de Paris-2024. O Brasil já tem quatro vagas asseguradas: KL1 e VL2 masculino e VL2 e VL3 feminino.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia