Siga o OTD

Paralimpíada Todo Dia

Brasileiros avançam nos playoffs do Fazza Championship

No primeiro dia de disputas do campeonato de tiro com arco paralímpico, os brasileiros somaram algumas vitórias e avançaram na competição

Na imagem, paratletas brasileiros no treinamento do tiro com arco.
Paratletas brasileiros no treinamento do tiro com arco. Foto: Instagram/ @brasilarco.oficial

Começou a oitava edição do Fazza Para Archery World Ranking Tournament, que pode trazer mais três vagas a brasileiros nos Jogos Paralímpicos. Neste domingo (3), em Dubai, foi dia de ranqueamemto e das primeiras disputas nos playoffs para o tiro com arco recurvo no masculino e no composto feminino. Assim, seis paratletas nacionais competiram no primeiro dia, afiando a pontaria e mirando em Paris.

Os primeiros brasileiros que competiram foram Heriberto Roca e Luciano Rezende no ranqueamento do recurvo. Acertaram 592 e 536 pontos, ficando com a 19ª e 46ª colocações, respectivamente. No entanto, para infelicidade dos brasileiros, os dois paratletas caíram na mesma chave da primeira rodada dos playoffs. Então, Heriberto superou o companheiro com 6 pontos a 2, vencendo três sequências de flechadas, de virada, contra uma de Luciano. Desse modo, Heriberto será o único dos brasileiros na segunda eliminatória. Medirá forças contra Gholamreza Rahimi, do Irã.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

Em seguida, mais dois brasileiros dispararam suas flechas no W1, Eugenio Franco e Helcio Perilo, que fizeram 603 e 601 pontos, com as 13ª e 14ª colocações, respectivamente. Dessa vez, os dois brasileiros avançaram às oitavas de final. Primeiramente, Eugenio venceu o francês Damien Letulle por 128 a 116 e terá o húngaro Tamás Gáspár pelo caminho. Enquanto Helcio superou Nyrshat Toleukassym, do Cazaquistão, por 127 a 121 e enfrentará o turco Yigit Aydin.

Composto

Por fim, no composto feminino, foi a vez de mais duas brasileiras, Jane Karla e Helena de Moraes. Dessa maneira, acertaram 677 e 648 pontos no ranqueamento e ficaram com a 3ª e 17ª posições, respectivamente. Jane é a atual recordista de pontos nas Américas e, por ter conquistado uma das primeiras colocações, tornou-se cabeça-de-chave no torneio.

Logo, não precisou disputar a primeira eliminatória e terá a colombiana Yasneide Acosta pela frente. Por outro lado, a paratleta Helena passou de bye na primeira rodada e enfrentará a indiana Sarita por um lugar nas oitavas de final da competição.

Jornalista formado em 2013, mas que atuo desde 2008, quando ingressei na Universidade P. Mackenzie, Trabalhei por seis anos no Diário Lance!. Passei por Punteiro Izquierdo, Surto Olímpico, Torcedores e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de São Paulo. Entrei no OTD em Abril de 2023.

Mais em Paralimpíada Todo Dia