Siga o OTD

Canoagem Velocidade

Isaquias Queiroz leva dois ouros na Copa Brasil de canoagem

O campeão olímpico Isaquias Queiroz venceu a disputa do c1-1000m e do c1-500m na Copa Brasil de canoagem velocidade

Mas Isaquias Queiroz na Copa Brasil de canoagem velocidade
(Foto: CBCa)

No último fim de semana, aconteceu a primeira etapa da Copa Brasil de canoagem velocidade em Capitólio-MG. Principal nome da modalidade no país, o campeão olímpico Isaquias Queiroz fez sua primeira competição da temporada. O atleta teve um bom desempenho e conquistou duas medalhas de ouro no evento. A competição valeu também pelo chamado Controle Nacional, parte da definição da seleção brasileira.
+ Compartilhe no WhatsApp
+ Compartilhe no Telegram

Isaquias Queiroz começou a Copa Brasil competindo no C1-1000m. O atleta do Flamengo venceu a prova com um tempo de 3min56s70. O medalhista olímpico Erlon de Souza ficou em segundo lugar, com 3min59s81. Felipe Vieira completou o pódio, com 4min03s60. O segundo ouro de Isaquias Queiroz vei no C1-500m, onde ele fez um tempo de 1min45s57. Dessa vez, Felipe Vieira levou a prata (1min46s38), enquanto Erlon de Souza ficou com a medalha de bronze (1min48s42).
+ Arthur e Evandro vencem o Challenge de Saquarema
+ Bahia ganha e sai do Z-4 no Brasileirão Feminino
+ Viviane Lyra leva o ouro no Pan-Americano de marcha atlética
+ Júlia Soares campeã do solo e da trave no Troféu Brasil de ginástica

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

“Graças a Deus deu tudo certo, estou muito feliz com os resultados, fiz um tempo razoável bem legal”, analisou Isaquias Queiroz após a competição. O foco do brasileiro esse ano será a conquista da vaga olímpica em Paris-2024 através do Mundial de canoagem velocidade.

Bahia campeã

A Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Controle Nacional movimentou a cidade mineira com a presença de aproximadamente 200 atletas representando 27 associações dos estados da Bahia, Brasília, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Piauí, Tocantins e Pará.

A competição teve 143 provas, divididas entre caiaque e canoa, nas categorias infantil, menor, cadete, júnior e sênior e master, nos naipes masculino e feminino. Foram três distâncias, de 1000 m, 500 m e 200 m.

Os clubes baianos conquistaram as duas primeiras colocações. A Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), de Ubaitaba, terminou em primeiro lugar fazendo 937 pontos. Em segundo ficou a Associação de Canoagem de Itacaré (ACI) com 551. Em terceiro lugar aparece o time de Capitólio com 432.

Mais destaques

Alan Santos Souza Júnior disputou as três provas individuais no caiaque e medalhou em todas. Atleta da categoria menor, ele conseguiu na distância dos 1000m a medalha de ouro. Já nos 500 e 200m vieram as pratas. “A Bahia também vai ser do caiaque, esta foi a minha primeira Copa Brasil. Meu objetivo é fazer parte da seleção, todos estamos trabalhando para que a gente também se destaque como acontece com a canoa.”

O destaque na canoa foi com a Lorrane Souza (ACC). Ela está na categoria cadete e fez o percurso de 200 metros com o tempo de 52min91s, 3min31s mais rápida que a segunda colocada, a Ana Souza de Muzambinho/MG, e 06min88s da terceira, que foi Thayna Teixeira de Capitólio/MG. “A canoa feminina está voltando com força, eu vejo um futuro muito grande pelo Brasil, quero conquistar o meu sonho de ir um dia para os Jogos Olímpicos. Para isso acontecer tenho que treinar bastante”, comenta Lorrane.

Cidade da canoagem brasileira

“Capitólio é um lugar sensacional para a prática de canoagem, as condições técnicas são excelentes, hoje a cidade é uma das casas da canoagem brasileira, visto que temos equipes permanentes como a do caiaque e a base da canoa fica aqui. A expectativa era muito boa para o evento e se concretizou, podemos ver pelos bons tempos dos atletas, as condições das raias também foram excelentes, e o nível técnico está nos surpreendendo e estamos bem otimistas para este ano”, diz Rafael Girotto, presidente da CBCa.

“Ficamos felizes em ser uma das casas da canoagem brasileira, e mais feliz ainda por ter atletas de Capitólio vencendo competições, a gente fica feliz em receber os mais de 200 atletas que vieram pra cá, o que queremos é isso aí, ajudar e colaborar pela canoagem. Estávamos com 16 competidores no evento e queremos que este número aumente ainda mais”, enfatiza o Prefeito da cidade, Cristiano Gerardão.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e viciado em esportes

Mais em Canoagem Velocidade