Siga o OTD

Canoagem Slalom

Ana Sátila faz o terceiro melhor tempo do quali do C1 no Mundial

Ana Sátila marcou 96s43 e avançou às semifinais do Campeonato Mundial com o terceiro melhor tempo das qualificatórias

Ana Sátila durante prova de canoagem Slalom da categoria C1 (Wander Roberto-COB)
Ana Sátila (Wander Roberto-COB)

A brasileira Ana Sátila começou muito bem a sua participação individual no Mundial de canoagem slalom, em Lee Valley, no Reino Unido. Ela marcou 96s43 na primeira descida da classificatória do C1 e ficou na terceira colocação geral, nesta quarta-feira (20). Dessa forma, se classificou para a semifinal da prova e deu um passo importante rumo à conquista da vaga olímpica para Paris-2024. Entre os homens, Charles Correa se classificou na segunda descida.

Atualmente na 14ª colocação do ranking mundial do C1 feminino, Ana Sátila foi uma das últimas atletas a entrarem em ação na classificatória do Mundial. Ela realizou uma primeira descida limpa, com velocidade e sem tocar em nenhuma baliza. Assim, anotou o tempo de 96s43, sem penalidades, e terminou em terceiro lugar, se garantindo na semifinal de forma direta.

Ao todo, 53 atletas participaram da classificatória feminina do C1, mas somente as 20 primeiras da primeira descida avançaram de forma direta. A alemã Andrea Herzog foi quem teve o melhor tempo, com 95s11, 1s32 mais rápida do que a Ana Sátila. A segunda colocada foi a britânica Mallory Franklin, com 96s10. Aquelas que não se classificaram puderam disputar a segunda descida.

Omira Estácia Neta ficou perto de uma vaga na semifinal através da primeira descida, mas marcou 104s38 e ficou em 25º lugar. Já na seguda descida, teve um toque em uma das portas e terminou na 13ª colocação, com o tempo de 104s63 – somente as dez primeiras avançaram. Já Beatriz da Motta cometeu um erro e na primeira descida e ficou na 39ª colocação, marcando 112s48. Na segunda, teve três toques e anotou 114s63, terminando em 23º.

Charles na semi

Entre os homens, Charles Correa se classificou para a semifinal do C1. Ele não teve uma primeira descida boa, após perder duas portas e ficar na 71ª colocação, mas se recuperou na segunda descida e foi muito veloz, anotando 86s77 para ficar em quarto lugar. Outro representante na disputa, Kauã da Silva fez uma primeira descida limpa na classificatória, mas foi lento e não conseguiu avançar, ficando em 34º lugar. Na segunda descida, marcou 89s07 e ficou em 13º lugar.

+ SIGA O OTD NO YOUTUBETWITTERINSTAGRAMTIK TOK E FACEBOOK

As semifinais e finais do C1 acontecerão na sexta-feira (22), a partir das 06h03 (horário de Brasília). Os dez primeiros colocadas da semi se garantem na final. Vale destacar que o Mundial de canoagem slalom é classificatório para os Jogos Olímpicos de Paris-2024. Os 12 primeiros colocados da canoa (limite de um barco por país) carimbarão o passaporte para a Olimpíada do ano que vem.

Paulistano de 22 anos. Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Estou no Olimpíada Todo Dia desde 2022. Cobri os Jogos Mundiais Universitários de Chengdu e os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023.

Mais em Canoagem Slalom